sexta-feira, 4 de outubro de 2013

50 Links de Sociologia e Religião

50 Links de Sociologia e Religião

1. Sociedade Brasileira de Sociologia - http://www.sbsociologia.com.br/

Na página existem informações sobre a diretoria da SBS, seus sócios, publicações, revistas, congressos, bibliografias sobre sociologia.
 

2. Sociologia.de - http://www.sociologia.de/soc/br/index1.htm

- Página multilíngue de Sociologia e Ciências Humanas com seção em português. Biblioteca virtual, acesso a textos clássicos, jornais eletrônicos e notícias.
A Revista de Sociologia e Política é uma publicação semestral da área de Ciência Política do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná. Aberta ao debate científico, a Revista é um veículo pluralista de divulgação dos resultados de pesquisa substantiva de sociólogos e de cientistas políticos. Publica, preferencialmente em português – mas também tem sua versão em espanhol -, artigos originais e resenhas críticas de obras recém-editadas.
4. Sociologia – Problemas e práticas - http://sociologiapp.iscte.pt/
Fundada em 1986, Sociologia, Problemas e Práticas é uma revista do CIES Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE Sociologia cuja vocação principal é a publicação de trabalhos de investigação sociológica. Tem como objetivo tornar conhecida e utilizável investigação de qualidade sobre a sociedade portuguesa, sobre outros contextos com ela relacionados ou com ela comparáveis e, mais globalmente, sobre as formas e os processos sociais contemporâneos.
Alguns ensaios relacionados à sociologia para dar apoio à pesquisa escolar e acadêmica.
6. Departamento de Sociologia e Política PUC-Rio –
Informações sobre os cursos de graduação e pós-graduação do departamento, sobre o mercado de trabalho. Publicações do departamento, linhas de pesquisa e informações sobre extensão na área.
7. Sindicato dos Sociólogos do Estado de São Paulo – Sinsesp - http://www.sociologos.org.br/
Informações sobre o sindicato, registros profissionais, estágios, cursos de graduação em Ciências Sociais e sociólogos. Publicação de artigos, teses, eventos.
8. Fundação Escola de Sociologia e Política do Estado de São Paulo – FESP
Informações sobre a Fundação, sobre os cursos oferecidos, artigos e publicações da FESP.
Blog sobre Sociologia. Artigos, eventos e informações sobre Ciências Sociais.
10. Associação Portuguesa de Sociologia - http://www.aps.pt/
Informações sobre eventos e congressos da área de Sociologia, publicações, boletim da Associação. A APS. Constituída em 1985, a APS é uma Associação sem fins lucrativos, de índole científica e profissional. Tem por objetivo fundamental o desenvolvimento da Sociologia As suas principais linhas de ação são o incentivo e divulgação da análise sociológica da realidade portuguesa, a dinamização das secções temáticas, a promoção da atividade profissional dos sociólogos e do relacionamento dos sociólogos portugueses com a comunidade científica internacional, a divulgação da Sociologia junto das instituições e da opinião pública, bem como a realização de cursos de formação. A APS está filiada na Associação Internacional de Sociologia.
Revista eletrônica dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
12. Dicionário de Sociologia - http://www.prof2000.pt/users/dicsoc/
Página não oficial da Escola Secundária Gama Barros
13. Revista Brasileira de Sociologia da Emoção - http://paginas.terra.com.br/educacao/RBSE/
Acesso aos artigos publicados na revista, informações sobre o conselho editorial e normas para publicação.
14. Sociologia On Line - http://www.sociologiaonline.cjb.net/
Este portal foi criado a partir de um trabalho acadêmico solicitado pelo Professor Cabrera da Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente aos alunos do segundo semestre de Ciências Sociais no ano 2000. Consiste em realização de análise sociológica de matérias veiculadas na mídia através de uma leitura analítica, identificando tendências filosóficas, teorias sociológicas, direcionamento ideológico ou utópico.
15. Revista de Sociologia e Política da Universidade Federal do Paraná - http://calvados.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/sociologia
A Revista de Sociologia e Política aceita artigos originais e resenhas bibliográficas.
Prioriza manuscritos que tenham como tema principal a Política, masas contribuições das diversas disciplinas das Ciências Humanas são bem-vindas. Elas podem tomar a forma de ensaios teóricos, investigações históricas, reflexões filosóficas e pesquisas empíricas.
16. Facoltà di Sociologia, Roma - http://www.sociologia.uniroma1.it/
La Sapienza – Università degli Studio di Roma. Site desenvolvido pelo departamento de Sociología da Universidade.
17. Links de Sociologia - http://www.fcsh.unl.pt/lcsh/socio.htm
Relação de sites que falam de Sociologia.
Elaborado pela  Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Amsterdã, o SocioSite traz informações e recursos que são relevantes para sociólogos e outros cientistas sociais. Fornece uma lista detalhada de todos os recursos de sociologia na Internet – que sempre é atualizada conforme aparecem novos sites sobre a área.
19. The SocioWeb - http://www.socioweb.com/
Guia de links e recursos relacionados à Sociologia
20. Associação Brasileira de Antropologia - ABA - http://www.abant.org.br/
Congregar os especialistas nos setores profissionais do ensino e da pesquisa, promover o desenvolvimento da Antropologia, o intercâmbio de idéias, o debate de problemas e a defesa dos interesses comuns.
21. Biblioteca Virtual de Ciências Sociais - http://www.bibvirtuais.ufrj.br/ifcs/cienciassociais/
Pesquisa na área de Ciências Sociais: instituições de ensino, artigos, publicações, associações.
22. Comunidade Virtual de Antropologia - http://www.antropologia.com.br/
Organiza e disponibiliza informações sobre Antropologia. Promove a integração de pessoas e estudiosos interessados na área. É possível encontrar artigos, resenhas e entrevistas no campo da Antropologia. Permite acesso a fóruns de discussão e boletim de notícias.
Publicação do Departamento de Antropologia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo - FFLCH/USP. Publica artigos, resenhas de antropólogos do Brasil e do exterior.
Publicação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS-Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.
Artigos e estudos sobre Antropologia Urbana.
26. Campos – Revista de Antropologia Social - http://calvados.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/campos/
Revista de Antropologia Social, publicação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Paraná, tem o propósito de constituir um espaço permanente de interlocução com antropólogos e pesquisadores de áreas afins, no país e no exterior. Publica artigos inéditos, ensaios bibliográficos, resenhas e outras contribuições - pequenos textos de natureza acadêmica, informativa etc. -, que podem ser enviados em português, inglês, francês ou espanhol (para publicação na língua original).
27. Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo - http://www.fflch.usp.br/da/
Site do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
28. Núcleo de Antropologia Urbana da USP - http://www.n-a-u.org/
Site do Núcleo de Antropologia Urbana da Universidade de São Paulo.
29. Instituto Nacional de Antropologia e História -  http://www.inah.gob.mx/
Instituição do México responsável por pesquisar, conservar, organizar, proteger a difusão do patrimônio historio, arqueológico e antropológico do país.
30. Departamento de Sociologia e Antropologia da UFMG - http://soa.fafich.ufmg.br/
Informações sobre os cursos de graduação e pós-graduação, acesso a publicações e pesquisas da Universidade.
31. Liceus – El portal de las Humanidades
Portal Espanhol sobre Ciências Humanas.
32. Centro de Investigação em Antropologia - http://www.uc.pt/cia/
Centro de Investigação em Antropologia do Departamento de Antropologia da Universidade de Coimbra.
33. Museo Nacional de Antropologia - http://www.mna.inah.gob.mx/
Museu de antropologia, arqueologia, etnografia do México. Informações sobre o museu, suas coleções e serviços.
34. IGPA – Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia - http://www.ucg.br/Institutos/igpa/
O Instituto é responsável por fazer um levantamento arqueológico, paleontológico e estudos no campo da História Natural do Estado de Goiás.
35. AIBR - Asociación de Antropólogos Iberoamericanos En Red - http://www.aibr.org/antropologia/aibr/
Promove diversas atividades relacionadas com pesquisas e difusão de temas relacionados a todos os campos da Antropologia.
36. Ciudad Virtual de Antropología y Arqueología - http://www.naya.org.ar/
Portal de Antropologia em Espanhol com notícias de antropologia, arqueologia, banco de imagens, recursos para pesquisas relacionadas à América Latina.
37. Gazeta de Antropologia – Granada – http://www.ugr.es/~pwlac/
Jornal da Cultura Antropológica do grupo de investigação em Antropologia e Filosofia da Universidade de Granada, Espanha.
38. LAH – Laboratório de Antropologia e História – UFRJ - http://www.ifcs.ufrj.br/~lah/
Reúne antropólogos e historiadores de diversas instituições de ensino e pesquisa, interessados em ampliar o campo de reflexão e as formas de colaboração entre as duas disciplinas.
39. Museo Nacional de Antropologia - Madrid - http://mnantropologia.mcu.es/
Pertence ao Ministério da Cultura e tem como objetivo oferecer ao público uma visão global sobre os diferentes povos do mundo e como suas culturas interferem no desenvolvimento social.
40. Museo de Arqueología, Antropología e Historia del Peru - http://museonacional.perucultural.org.pe/
Museu estatal mais antigo do Peru. Garante a conservação do patrimônio arqueológico, antropológico, histórico e cultural do país.
41. Instituto Colombiano de Antropología e Historia · ICANH - http://www.icanh.gov.co/
Desenvolve pesquisa e difundi conhecimento nas áreas de antropologia, arqueologia e história da Colômbia.
42. Associação Portuguesa de Antropologia - http://apantropologia.blogspot.com/
Blog da Associação para discussão sobre Antropologia.
43. Revista Chilena de Antropologia Visual - http://www.antropologiavisual.cl/
Revista eletrônica semestral realizada pelo Núcleo de Antropologia Visual (NAVISUAL) da Universidad Academia de Humanismo Cristiano. Reuni e difundi trabalhos e pesquisas relacionadas com a Antropologia Visual chilena e latinoamericana.
44. Religião e Ciências Sociais - http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/
As principais religiões (judaica, cristã, budista), suas histórias, crenças, rituais e princípios.
46. REVER - Revista de Estudos da Religião - http://www.pucsp.br/rever/
Revista de Estudos da Religião da PUC-SP.
Artigos, textos, listas de discussões, estudos sobre diversas religiões.
Link do Google com a relação de artigos acadêmicos sobre Sociologia da Religião.
49. Interações entre Ciência e Religião - http://www.espacoacademico.com.br/017/17cusarski.htm
Entrevista com Dr. Frank Usarski, professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião na PUC/SP, publicada na Revista Espaço Acadêmico em outubro de 2002.
50. Religião – Ministério das Relações Exteriores
Site do Ministério das Relações Exteriores. Cadernos do Brasil – Religião.

Fonte: http://www.pucsp.br/nures/links.htm
Acesso em: 04/10/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário