Glossário M-Z

GLOSSÁRIO DE SOCIOLOGIA



M




MACROSOCIOLOGY MACROSSOCIOLOGIA

Estudo das relações intergrupais, dos padrões abrangentes de organização social e da estrutura social, da comunidade e da sociedade.



MANDATE MANDATO

Na teoria da política democrática este termo é usado com um sentido especial: definir aquilo que os eleitores incumbiram seus representantes eleitos de fazer.



MARCUSE, HEBERT MARCUSE, HEBERT

(1898-1979)

Teórico social e político. Estudou filosofia em Berlim e Freiburg e ingressou no Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt em 1933, tornando-se posteriormente uma figura chave na Escola de Frankfurt. Foi um proeminente porta-voz da nova esquerda, na década de 1960 e início dos anos 1970, e crítico da natureza da sociedade contemporânea (Ideologia da Sociedade Industrial, 1964). Sua teoria social recorreu a numerosas fontes, em especial ao jovem Marx, a Hegel, Heidegger e Freud, e sua natureza eclética está refletida na obra Razão e Revolução (1941) sobre Hegel.



MARGINAL MARGINAL

Este termo costuma ser mais utilizado como adjetivo: por exemplo, utilidade marginal, produção ou produto marginal etc. Nesse contexto faz-se referência fundamentalmente à análise marginal de produtos e utilidades, custos etc.

O termo também pode se referir à marginalidade social ou de um país, região ou localidade, ou seja, fraca participação nas diversas esferas da sociedade (política, econômica, social, cultural), neste sentido, opondo-se ao hegemônico.

O homem marginal é alguém condenado pelo destino a viver em duas sociedades e em duas culturas não só diferentes, mas também antagônicas.



MARGINALITY MARGINALIDADE

Caráter, qualidade ou condição do que ou de quem é marginal; posição marginal em relação a uma forma social.



MARKET MERCADO

Como a instituição social na qual trocam-se livremente mercadorias (bens, recursos, serviços), em geral usando como meio o dinheiro ou outras mercadorias.





MARX, KARL HEINRICH MARX, KARL HEINRICH

(1818-1883).

Filósofo social e revolucionário alemão. Formado nas Universidades de Bonn e Berlim, Marx desenvolveu uma concepção materialista da história e anteviu uma revolução global como a culminação do conflito entre os capitalistas e o proletariado, a ser seguida pela construção de uma sociedade sem classes, comunista. Escreveu A ideologia alemã, escrita em parceria com Engels em 1845-6. O Manifesto Comunista, outra co-autoria de Engels, 1848, foi um dos mais influentes panfletos políticos de todos os tempos, e os três volumes de O Capital (1867,1885 e 1894) apresentaram uma profunda análise do processo capitalista de produção. Politicamente ativo, Marx foi uma figura decisiva no estabelecimento da Associação Internacional dos Trabalhadores, em 1864, tornando-se finalmente o seu líder. É a mais importante figura na história do pensamento socialista e suas idéias marcaram profundamente a vida social e as ciências sociais no século XX.



MARXISM MARXISMO

Pluralidade de doutrinas social-filosóficas, cuja origem se prende ao nome de Karl Marx. O marxismo atribuiu um papel histórico fundamental à luta de classes e, particularmente, ao proletariado que revolucionaria as sociedades organizadas em moldes capitalistas, substituindo a economia capitalista por uma organização comunista e as sociedades divididas em classes por uma sociedade sem classes. Na filosofia da história do marxismo, os únicos fatores realmente determinantes do desenvolvimento social são as formas de organização econômica. Estas representam a infraestrutura das sociedades humanas, ao passo que as demais esferas culturais, (religião, arte, ciência, moral etc.) seriam meras derivações.



MARXISM TODAY MARXISM TODAY

O jornal que anunciou “os novos tempos” como um conceito político para a Esquerda e também editou muitos dos artigos inclusos na coleção “Hall and Jacques”. Desapareceu desde então.



MASS MASSA

É formada por indivíduos que recebem, de maneira mais ou menos positiva opiniões formadas, que são veiculadas pelos meios de comunicação de massa. Também se considera massa qualquer agrupamento de grande número de indivíduos, formando um grupo instável e transitório, sem unidade coletiva.



MASS COMMUNICATION COMUNICAÇÃO DE MASSA

ver MASS MEDIA



MASS CONSCIOUSNESS CONSCIÊNCIA DE MASSA

É o que chamamos de “sentimento de nós”. É o estudo cognitivo e emocional que abrange, além de cada indivíduo, todos os demais indivíduos do próprio grupo social, bem como interesses e valores culturais.



MASS CULTURE CULTURA DE MASSA

Não está ligada a nenhum grupo específico, pois é transmitida de maneira industrializada para um público generalizado, de diferentes camadas socioeconômicas, pelos meios de comunicação de massa.



MASS MEDIA MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA

Meios de comunicação de massa, são os veículos de comunicação como a imprensa, o rádio, o cinema e a televisão.



MATERIALISM MATERIALISMO

Em seu sentido mais amplo, o materialismo afirma que qualquer coisa que exista é apenas matéria ou, pelo menos, depende dela. Em sua forma mais geral, ele pretende que toda a realidade seja essencialmente material. Em sua forma mais específica, que a realidade humana assim é. O materialismo pode ser encarado como uma operação de contenção contra formas de idealismo que afirmem a existência de entidades abstratas, tais como valores universais (a não ser que identificados como propriedades de coisas naturais) seres ou mentes sobrenaturais (a não se que identificados como ou pelo menos baseados em, processos corpóreos). Os materialistas assim excluem a possibilidade da existência incorpórea e são metafisicamente orientados contra o dualismo.



MEANING SIGNIFICADO

Conceito, noção ou associação mental que uma sociedade liga a determinados elementos culturais. Em culturas integradas há acordo quanto ao significado ou aos significados a serem atribuídos a uma dança ou cerimônia. Tais significados podem sofrer modificações se o elemento cultural é transferido para uma outra sociedade.



METHOD MÉTODO

Do grego meta (segundo, de acordo, de conformidade com) e odos (caminho). Assim método seria, “segundo um caminho”, “caminho para atingir um objetivo.”



METHODOLOGY METODOLOGIA

É o estudo sistemático e lógico dos princípios que dirigem a pesquisa científica. Não deve ser confundida com: a) teoria substantiva, na medida em que só se interessa, em campos gerais, pela validade das teorias e não pelos seus conteúdos; b) procedimentos de pesquisa (métodos gerais de pesquisa) e técnicas (operações específicas de descobertas de fatos ou de manipulação), na medida em que os metodologistas estimam o valor de procedimentos e técnicas pela sua capacidade de fornecer certos conhecimentos. Concluindo, a metodologia com a disciplina normativa se diferencia fundamentalmente do estudo factual dos cientistas num campo concreto, quando regido, por exemplo, pela sociologia do conhecimento e pela história da ciência.



MICROSOCIOLOGY MICROSSOCIOLOGIA

Estudo das relações interpessoais, dos processos sociais, do status e do papel de todas as interações padronizadas (ou não) ocorridas no seio de grupos organizados ou em situações não estruturadas.



MIDDLE CLASS CLASSE MÉDIA

Conceito que tem permanecido esquivo à definição precisa. Segundo Marx, classe média nos séculos XVII e XVIII consistia de pequenos lojistas e comerciantes, artesãos e profissionais liberais – a pequena burguesia – que ocupava o território econômico entre os grandes capitalistas e seus empregados. Atualmente essa “velha” classe média é separada da “nova” classe média que perdeu muito de sua independência econômica e que hoje está associada principalmente ao prestigio inerente a ocupações de colarinho branco, tais como trabalhadores burocráticos, chefes de seção de escritório, funcionários públicos, profissionais liberais e professores.



MIGRATION MIGRAÇÃO

O termo tal como usado em ciências sociais, refere-se a movimentos geográficos de indivíduos ou grupos.



MINORITY MINORIA (RACIAL, CULTURAL, NACIONAL)

Grupo racial, cultural ou de nacionalidade, autoconsciente, em procura de melhor status compartilhado do mesmo habitat, economia, ordem política e social com outro grupo (racial, cultural ou de nacionalidade), que é dominante (ecológica, econômica, política ou socialmente) e que não aceita os membros do primeiro em igualdade de condições. O conceito de minoria não implica necessariamente em inferioridade numérica, mas sim em inferioridade social.



MOBILITY MOBILIDADE

Designa deslocamento no espaço físico, às vezes chamada de mobilidade física ou mobilidade geográfica, ou movimento dentro do sistema ou estratificação (mobilidade social).



MODE OF PRODUCTION MODO DE PRODUÇÃO

Maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e como os distribui; o modo de produção de uma sociedade é formado por suas forças produtivas e pelas relações de produção existentes nessa sociedade.



MODERNISM MODERNISMO

Designação de genérica de vários movimentos artísticos e literários, surgidos no fim do século XIX e início do século XX, que buscaram examinar e desconstruir os sistemas estéticos, padrões e linguagens da arte tradicional.



MODERNITY MODERNIDADE

Estilo, costume de vida ou organização social que emergiu na Europa a partir do século XVII e, depois, se tornou mais ou menos mundial em sua influência. "Os modos de vida produzidos pela modernidade nos desvencilharam de todos os tipos tradicionais de ordem social, de uma maneira sem precedentes... Sobre o plano extensional, elas serviram para estabelecer formas de interconexão social que cobrem o globo; em termos intencionais, elas vieram a alterar algumas das mais íntimas e pessoais características de nossa existência cotidiana." Para Marx, a ordem social emergente da modernidade é capitalista tanto em seu sistema econômico como em suas outras instituições. O caráter de transformação da vida moderna é visto como resultado do ciclo de investimento-lucro-investimento que, combinado com a tendência geral da taxa de lucro declinar ocasiona uma disposição constante para o sistema se expandir. Na crítica de Durkheim, este não deriva essencialmente do capitalismo, mas do impulso energizante de uma complexa divisão de trabalho; vivemos numa ordem que não é capitalista, mas industrial. Para Weber, o 'capitalismo racional' compreende os mecanismos econômicos especificados por Marx, incluindo a transformação do salário em mercadoria. Mas, capitalismo é algo diverso do definido por Marx. A racionalização, conforme expressa na tecnologia e na organização das atividades humanas (burocracia), é a tônica.



MONETARISM MONETARISMO

Doutrina econômica que sustenta ser possível manter a estabilidade de uma economia capitalista baseando-se nas forças espontâneas do mercado e em estratégias, tais como controle do volume de crédito, redução ao máximo dos gastos públicos, aumento ou diminuição da taxa de juros, que permitam o controle do volume da moeda de outros meios de pagamento no mercado financeiro.



MONOPOLY MONOPÓLIO

Posse sem concorrência de qualquer objeto ou de acesso ao mesmo. O monopólio pode ser parcial ou total, temporário ou permanente.



MORAL MORAL

Conjunto de normas associadas a idéias sobre formas lícitas e ilícitas de comportamento, conjunto esse aceito e sancionado por uma determinada sociedade. É preciso não confundir moral com ética. Ao passo que todas as sociedades humanas possuem uma moral, a existência de uma ética liga-se a um certo grau de desenvolvimento cultural.



MORALISM MORALISMO

Doutrina ou comportamento filosófico ou religioso que elege a moral vigente ou tradicional como valor universal, em detrimento de outros valores existentes.



MULTICULTURALISM MULTICULTURALISMO

Uma abordagem que reconhece e acomoda uma variedade de diferentes práticas e tradições culturais.



MULTINATIONAL COMPANY EMPRESA MULTINACIONAL

Corporação empresarial que opera em dois ou mais países. Também chamada “transnacional”.







N





NARCISSISM NARCISISMO

Amor pela própria imagem; estágio precoce do desenvolvimento psicossexual no qual o indivíduo tem a si mesmo como objeto sexual; retorno, ao ego, da libido desinvestida dos objetos de amor.



NATION NAÇÃO

Conjunto de habitantes de um território que têm geralmente a mesma língua, ligado por tradição, interesses e aspirações comuns e subordinado a um poder central, que mantém a unidade do grupo.



NATIONALISM NACIONALISMO

Essa doutrina exige que o grupo político e o grupo étnico sejam congruentes. De forma mais específica e concreta, o nacionalismo sustenta que o estado nacional, identificado como uma cultura nacional e comprometido com a sua proteção, é a unidade política natural; e que é um escândalo que grandes números de membros da comunidade nacional sejam obrigados a viver fora das fronteiras do estado nacional. O nacionalismo também não se mostra muito bem disposto para com a presença, dentro das fronteiras do estado-nação, de grandes números de não-nacionais. Mas a situação política que escandaliza de maneira muito especial os nacionalistas é aquela em que o estrato governante de uma unidade política pertence a um grupo étnico outro que não o da maioria da população.





NATIONALITY NACIONALIDADE

Grupo racial ou cultural que desenvolveu consciência de sua unidade e aspira à soberania política.



NATION-STATE ESTADO NAÇÃO

O Estado moderno em que um governo tenha poder soberano dentro de uma determinada área territorial, e da qual a massa da população é cidadã.



NATURALISM NATURALISMO

O naturalismo indica usualmente três idéias afins:

a dependência em que a vida social e, mais genericamente, humana se encontra em relação à natureza, isto é, materialismo;

a suscetibilidade dessas idéias a uma explicação formulada essencialmente do mesmo, isto é, em termos científicos;

3. o caráter cognato de enunciado de fato e de valor, e, em particular, a ausência de um abismo lógico intransponível entre elas, do gênero sustentado por David Hume, Max Weber e G.E. Moore, isto é, o naturalismo ético.



NATURALIZATION NATURALIZAÇÃO

Nacionalidade derivada, a nacionalidade adquirida após o nascimento, e na atual técnica do direito brasileiro deveria se chamar nacionalização.



NAZISM NAZISMO

O mesmo que nacional-socialismo. Movimento ideológico e político fundado por Adolf Hitler em 1919. Doutrina do nacionalismo totalitário em que a nação é absorvida pelo estado dirigido por um partido único (o partido nazista) que encarna os ideais nacionais.



NECESSITY NECESSIDADE

O uso do termo necessidade, em sociologia e antropologia, é freqüentemente o mesmo que se encontra em psicologia e em psicologia social derivada da psicologia individual: a designação de alguma coisa requerida pelo bem-estar físico ou psíquico, ou daquilo cuja falta levará a distúrbios internos que originam impulsos.



NEGATIVE CONCEPT OF CONCEITO NEGATIVO DE IDEOLOGIA

IDEOLOGY

Refere-se a um tipo de pensamento distorcido, não importando o caminho escolhido para o entendimento de tal distorção. Concebe a ideologia como mascaramento ou inversão da realidade.



NEGOTIATION NEGOCIAÇÃO

Entendimento entre nações por intermédio de seus legítimos representantes, pra concluir tratados ou convênios.



NEIGHBORHOOD VIZINHANÇA

Significa contato, interação e intercâmbio entre pessoas que se conhecem: é uma área em que os residentes se dão pessoalmente, trocam diversos artigos e serviços e, de modo geral, desenvolvem certas atividades conjuntas.



NEOCOLONIALISM NEOCOLONIALISMO

Predomínio econômico, político e/ou cultural de um país desenvolvido sobre outro, menos desenvolvido. Termo adotado após a Segunda Guerra Mundial, ao intensificar-se o processo de descolonização da África, mas utilizado atualmente também para marcar a dependência econômica de países da Ásia e da América Latina em relação aos países ricos.



NEOLIBERALISM NEOLIBERALISMO

Doutrina proposta por economistas franceses, alemães e norte-americanos, na primeira metade do século XX, voltada para a adaptação dos princípios do liberalismo clássico às exigências de um Estado regulador e assistencialista, que deveria controlar parcialmente o funcionamento do mercado. Doutrina desenvolvida a partir da década de 1970, que defende a absoluta liberdade de mercado e uma restrição à intervenção estatal sobre a economia, só devendo esta ocorrer em setores imprescindíveis e ainda assim num grau mínimo.



NEUTRAL CONCEPTIONS OF IDEOLOGY CONCEITOS NEUTROS DE IDEOLOGIA

Referem-se a ideais políticos, discursos e visão de mundo que são articulados baseados em alguns princípios relacionados aos interesses de algum partido social ou classe. Essas visões são concebidas como não intencionalmente formuladas para mascarar a realidade.



NEUTRALIZATION NEUTRALIZAÇÃO

Processo pelo qual um grupo de potências concorda, mediante tratado, em respeitar a neutralidade de um determinado Estado ou de parte de um território ou de uma região internacional, como um canal ou estreito.



NEW LEFT NOVA ESQUERDA

Expressão descritiva aplicada de modo mais ou menos impreciso a uma grande variedade de doutrinas políticas e movimentos sociais que surgiram no final da década de 50, depois da insurreição de 1956 na Hungria. Teve um forte desenvolvimento durante a década de 60, sobretudo em oposição à intervenção norte-americana no Vietnã e à ocupação militar da Tchecoslováquia por países do pacto de Varsóvia. A nova esquerda juntou em uma aliança irrequieta, diversos movimentos sociais – estudantes, radicais, setores do movimento pacifista e os primeiros movimentos feministas e ecológicos com intelectuais de origens e orientações extremamente variadas, incluindo comunistas dissidentes, anarquistas, socialistas de esquerda e críticos culturais.



NEW RIGHT NOVA DIREITA

Esta expressão originalmente esquerdista foi adotada de maneira geral na década de 80, para assinalar uma vasta reação dos intelectuais ocidentais, ao socialismo, ideologia que fora antes subscrita por muitos deles e que em forma diluída inspirou o consumo democrático no pós- guerra.



NOMINALISM NOMINALISMO

É uma idéia da filosofia que afirma que os nomes dados aos objetos na natureza e sociedade são mera conveniência. A questão é se os objetos existem por eles mesmos ou são meramente nomes que damos a algum aspecto e enganos da realidade.







O





OBJECT OBJETO

A palavra significava “a coisa pensada” melhor do que a coisa em si. Agora significa “o que existe em seu próprio direito à parte do pensamento humano”. A palavra, sujeito, carregou o último significado até Kant. Em uma inversão de significado e uso, a palavra é usada para referir à realidade “objetiva”.



OBSCENE OBSCENO

Alguma ação ou palavra que degrada ou corrompe aquilo que é assustador em uma sociedade. Quando usado diariamente, refere-se a ações e publicações em que tendem a promover comportamento sexual fora das normas da sociedade. Carrega conteúdo emocional considerável e por si só degrada e derrota.



OBSERVATION OBSERVAÇÃO

Método sociológico fundamental que consiste em ir direta ou indiretamente ao fenômeno social.



ONTOLOGY ONTOLOGIA

Pode-se atribuir ao termo dois sentidos: ramo da filosofia que trata da natureza da existência ou do ser como ser, independentemente de quaisquer objetos existentes; ou as entidades postuladas ou pressupostas por alguma teoria científica substantiva.



OPINION OPINIÃO

Entre as muitas e diferentes definições, dois elementos são comumente encontrados: que as opiniões giram em torno de assuntos controversos ou discutíveis e que são capazes de justificação racional.

O primeiro aspecto crítico é que não se pode ter uma opinião acerca de um assunto de verdade ou falsidade demonstrável.

O segundo elemento propõe que as opiniões são os modos de ver capazes de serem aceitos como verdadeiros pela mente racional.



ORIENTALISM ORIENTALISMO

Termo que entrou recentemente em voga por causa da obra de Anouar Abdel Malik (1963) e Edward Said (1978). Orientalismo refere-se à perspectiva peculiar sobre o Leste de estudiosos do Oriente, representando as antigas potências coloniais.



ORIGIN ORIGEM (GRUPO ÉTNICO)

Uma definição de grupo étnico deve incluir dois aspectos importantes: é um grupo cujos membros possuem uma identidade distintiva atribuída, e sua distintividade como grupo tem quase sempre por base uma cultura, origem e história comum.

Outro elemento só raramente aparece nas definições, mas muitas vezes está implícito na idéia de origem comum: é a noção de raça, que tem sido pouco utilizada, por sua conotação negativa e por denotar exclusivamente características biológicas.

A origem muitas vezes é estabelecida através de um mito fundador ou de um ato simbólico contado através de uma história que pode ser real ou inventada.



ORTHODOXY ORTODOXIA

Conformidade absoluta com um certo padrão, norma ou dogma; interpretar, doutrina ou sistema teológico implantado como único e verdadeiro pela igreja.







P





PARADIGM PARADIGMA

Definido geralmente como modelo, exemplar ou padrão, este conceito é importante para o pensamento social do século XX em dois contextos: (1) no desenvolvimento dos “argumentos baseados em casos paradigmáticos”, como passaram a ser chamados; (2) por sua centralidade no livro imensamente influente de T. S. Kuhn intitulado A estrutura das revoluções científicas (1962).



PARTICIPATION PARTICIPAÇÃO

Conceito ambíguo nas ciências sociais, participação pode ter um significado forte e fraco. No primeiro, significa que, em virtude das dimensões e da complexidade das sociedades de massa contemporâneas, da centralização do poder político, do crescimento da burocracia e da concentração do poder econômico, as garantias tradicionais da democracia precisam ser fortalecidas, protegidas e ampliadas a fim de contrabalançar a tendência para um número cada vez maior de decisões a serem tomadas por pequenos grupos e que afetam a vida das pessoas; esses grupos são freqüentemente remotos e não facilmente identificáveis ou não responsabilizados, uma vez que atuam em nome do estado, de uma autoridade local de alguma grande empresa comercial ou industrial.



PATRIARCHY PATRIARCADO

Tipo de organização social caracterizado, na sua forma mais acentuada, não somente pela autoridade doméstica do pai, mas também pelo status de superioridade política dos homens em geral e no controle da sociedade; exclusão da mulher da vida pública.



PATRIOTISM PATRIOTISMO

Amor à pátria, devoção a seu solo e a suas tradições, a sua defesa e integridade. Ainda que em essência pressuponha o devido respeito ao território e às tradições de outro povo, o patriotismo pode conter a idéia do mito da missão do próprio país e explica, assim, a subjugação de outro povo, bem como o ódio ao estrangeiro e a seus modos de vida.



PEDAGOGY PEDAGOGIA

Ciência que trata da educação em geral, seja para crianças ou adultos, que estuda os problemas relacionados com o seu desenvolvimento como um todo.



PEOPLE POVO

Sociedade composta de um número variável de grupos locais de relativa homogeneidade cultural, que ocupem um território definido e tenham desenvolvido a consciência da sua semelhança. Um povo pode compreender grupos racialmente diversos diferindo, nesse particular, da etnia.



PERIODIZATION PERIODIZAÇÃO

Ação ou efeito de dividir um todo particular, por exemplo, históricos – em diferentes sucessões temporais.



PERIPHERY PERIFERIA



Região distante do centro urbano, com pouca ou nenhuma estrutura e serviços urbanos, onde vive a população de baixa renda.



PHENOMENOLOGY FENOMENOLOGIA

Importante corrente filosófica do século XX voltada para o estudo dos fatos vividos da consciência na sua pura generalidade essencial e não como fatores realmente experimentados e apreendidos empiricamente por seres conscientes.



PHILOSOPHER FILÓSOFO

Indivíduo que investiga os princípios, fundamentos ou essenciais da realidade circundante, seja numa perspectiva imanente, seja propugnando causas e explicações transcendentes, transcendentais ou metafísicos.



PLEKHANOV, G. V. PLEKHANOV, G. V.

(1856-1918).

Plekhanov iniciou sua carreira de revolucionário como adepto do populismo revolucionário então muito difundido na Rússia. Rejeitando a linha, então dominante, de terrorismo popular foi um dos primeiros agitadores populistas a voltar suas militâncias para a classe dos trabalhadores urbanos. Considerado muito justamente, o pai do marxismo russo.



PLURALISM PLURALISMO

Conjunto de idéias segundo as quais os sistemas políticos, culturais e sociais podem (ou devem): 1 ser concebidos como integrados por uma multiplicidade de grupos autônomos; 2 ser interpretados em função de uma multiplicidade de fatores. Corresponde também à concepção sobre a validade moral da autonomia e da multiplicidade nos grupos sociais ou ao reconhecimento de que essas qualidades levam o conjunto desses grupos a constituírem uma forma importante de ordem moral.



POLITICAL ECONOMY ECONOMIA POLÍTICA

Em termos históricos, a palavra “economia” referia-se a administração do orçamento doméstico. Quando a residência era a do monarca, essas preocupações econômicas eram evidentemente políticas. Daí a “economia política” ter-se originado como estudo dos problemas relativos às rendas (oriundas de impostos e empréstimos) e despesas (com a corte, a administração civil, o exército e a marinha) do monarca, numa época em que os Estados-nações estavam começando a se consolidar e o enfraquecimento da moeda era comum.



POLITICAL POWER PODER POLÍTICO

Aquele que é exercido no Estado e pelo Estado. Aquele em que é visível a supremacia do poder do Estado sobre todos os demais que se encontram no seu âmbito de jurisdição.



POLITICAL REGIME REGIME POLÍTICO

É um conjunto específico de controles formalmente organizados e estabelecidos pelas classes dominantes para ordenar o poder político e a convivência social de uma comunidade em função de um sistema ideológico básico.



POLITICAL THEORY TEORIA POLÍTICA

Esta pode ser sucintamente definida como reflexão sistemática sobre a natureza e os objetivos do governo envolvendo caracteristicamente uma compreensão das instituições políticas existentes e uma perspectiva sobre o modo como elas deveriam ser mudadas.



POLITICIZATION POLITIZAÇÃO

Processo de tornar (alguém ou grupo) capaz de reconhecer a importância do pensamento ou da ação política.



POP ART POP ART

Movimento figurativo cuja temática é a sociedade de consumo e que utiliza além de símbolos e estereótipos da comunicação de massa, objetos ou refugos dessa sociedade, muitas são fisicamente incorporados ao trabalho.



POPULAR CULTURE CULTURA POPULAR

A cultura popular é aquela produzida pela comunidade. É uma cultura, em geral, não autoral, não mercantilizada e compartilhada por um grupo. Liga-se ao cotidiano e pressupõe uma não separação entre produtores/criadores e usufruidores/consumidores, como existe no caso da cultura de massa.





POPULAR DEMOCRATIC INTERPELAÇÃO POPULAR

INTERPELLATION DEMOCRÁTICA

A interpelação popular-democrática é o direito de questionamento de um grupo. Não tem apenas um conteúdo preciso, mas como também, por excelência, o domínio ideológico das lutas de classe.



POSITIVISM POSITIVISMO

Desenvolvido por Auguste Comte o positivismo é uma maneira de pensar levada na suposição de que é possível observar a vida social e reunir conhecimentos confiáveis, validos, sobre como ela funciona. Esses conhecimentos poderiam ser usados para afetar o curso da mudança e melhorar a condição humana.



POST STRUCTURALISM PÓS-ESTRUTURALISMO

Conjunto de investigações filosóficas contemporâneas, especialmente autores como Foucault (1926–1984) ou Derrida (1930), que negando ou transformando os princípios teóricos do estruturalismo, além da forte influência de Nietzche (1844–1900), propõem um pensamento de recusa aos fundamentos tradicionais da filosofia, como as idéias de verdade, objetividade e razão.



POSTCOLONIAL PÓS-COLONIAL

Posterior à época colonial, colonialismo; relativo ao período que sucedeu ao fim do regime colonial. Em outro sentido, concerne a uma corrente de crítica de inspiração pós-estruturalista que se especializa em buscar traços de dominação colonial no pensamento e no texto literário.



POSTCOMMUNISM PÓS-COMUNISMO

Contexto subseqüente ao abandono do regime socialista, em alguns países que eram governados por partidos comunistas.



POST-FORDISM PÓS-FORDISMO

Surgiu nos anos 80, a princípio concebido como uma inversão do fordismo: especialização por tarefa em vez de taylorismo e produção em massa, flexibilidade em vez de regulamentação rigorosa. Essa concepção da “especialização flexível” do pós-fordismo inspira alguns pensadores de esquerda no mundo anglo-saxão e também os estilos e ideologias “pós-modernistas”.



POSTINDUSTRIAL PÓS-INDUSTRIAL

Que segue a era industrial e que se caracteriza pela utilização crescente da computação, da automação, dos meios eletrônicos na indústria e em todos os campos da atividade econômica. Implica numa interpretação específica sobre as mudanças recentes no capitalismo, sob impacto das novas tecnologias da informação e da genética.



POSTMODERNISM PÓS-MODERNISMO

Denominação genérica dos movimentos artísticos surgidos no último quartel do século XX, caracterizados pela ruptura com o rigor da filosofia e das práticas do modernismo, sem abandonar totalmente seus princípios, mas fazendo referências a elementos e técnicas de estilos do passado, tomados com liberdade formal, ecletismo e imaginação pós-moderna. O conceito de pós-modernismo surgiu em primeiro lugar na arquitetura pós-moderna, mas desde então se generalizou praticamente todos os cantos da cultura.



POSTMODERNITY PÓS-MODERNIDADE

Termo que se refere àquela quebra histórica e epistemológica no mundo iluminista da modernidade, nas quais as verdadeiras reivindicações sobre um mundo restaurável, degradável, reconhecível, certificável, foram rejeitadas. A pós-modernidade marca o nascimento de uma nova estética, destituída de noções absolutistas, positivistas, essencialistas de justiça, paz, comunidade, sociedade, cultura etc.



POSTWAR PÓS-GUERRA

Período que se segue a uma guerra; uso mais empregado em relação às guerras mundiais, especialmente a segunda (1939 – 1945).



POULANTZAS, NICOS POULANTZAS, NICOS

(1936-1979)

Teórico político e social grego. Formado em uma escola experimental ligada à Universidade de Atenas e depois em um Institut Français, Poulantzas ingressou então na Universidade de Atenas para estudar direito, quando aderiu ao Partido Comunista grego. Depois de cumprir o serviço militar obrigatório, foi estudar na Alemanha, mas logo se mudou para a França, onde lecionou subseqüentemente na Sorbonne e na Universidade de Vincennes. O seu primeiro livro, Pouvoir politique et classis sociales (1968), revelou tendências althusserianas, ao sustentar que o estado estava estruturado de tal modo que, independentemente de seu quadro de pessoal, agiria no interesse da burguesia. Suas obras posteriores incluem, Les classes sociales dans le capitalisme d´aujourd´hui (1974) e L´État, le pouvoir, le socialisme (1978).



POVERTY POBREZA

Situação em que se encontra o que é (relativamente) pobre. Situação em que o nível de vida de uma pessoa ou família, ou de um grupo se encontra abaixo do nível de vida da comunidade que se toma como ponto de referência.



POWER PODER

Superioridade pessoal ou grupal baseada na força, tradição, prestígio, autoridade ou riqueza, fatores esses que implicam superordenação ou subordinação.



PRACTICE PRÁTICA

No marxismo, o conjunto das atividades humanas tendentes a criar as condições indispensáveis à existência da sociedade e, particularmente, à atividade material, à produção.



PRIMITIVISM PRIMITIVISMO

Crença em que a fase áurea da humanidade está no estado primitivo e na bondade original da natureza humana.



PRIVATIZATION PRIVATIZAÇÃO

Transferência do que é estatal para o domínio da iniciativa privada; desestatização.



PRODUCTION PRODUÇÃO

Transformação da natureza, da qual resultam bens que vão satisfazer as necessidades humanas.



PROGRESS PROGRESSO

A idéia de progresso pode ser definida como idéia de que o curso das coisas, especialmente da civilização, conta desde o início com um gradual crescimento do bem-estar ou da felicidade, com uma melhora do indivíduo de toda ação tendente a provocar mudanças na sociedade.



PROLETARIAN CLASS PROLETARIADO

A camada social constituída de indivíduos que são proprietários da força de trabalho e vivem como assalariados. Na sociedade capitalista, essa classe é constituída pelos trabalhadores.



PROPAGANDA PROPAGANDA

Um incentivo que tem por finalidade criar atitude, despertar motivos, levar os indivíduos a fazer certas coisas ou a se comportar de determinada maneira.



PROPERTY PROPRIEDADE

Em sentido lato, propriedade é toda relação jurídica de apropriação de um bem qualquer, corpóreo ou incorpóreo, podendo-se falar de propriedade sobre coisas, sobre direitos (propriedade intelectual), no sentido jurídico, propriedade é o direito de usar, gozar e dispor de uma coisa sem mais limitações do que os estabelecidos em lei. No sentido filosófico, propriedade corresponde à qualidade distintiva de uma coisa ou de uma essência, e no sentido social, é a subordinação ou dependência em que se encontram, em relação ao homem, as coisas que a ele servem para satisfazer suas necessidades.



PROPERTY RIGHTS DIREITOS DE PROPRIEDADE

Direitos que um dono de propriedade tem sobre uma propriedade, incluindo os direitos de decidir quanto a sua utilização, assim como os custos e benefícios dela.



PUBLIC PÚBLICO

Agrupamento amorfo, elementar e espontâneo, cujos membros se empenham em interação antagônica a fim de chegar, pela discussão de um problema de interesse comum, à unidade e decisão. A constituição do público depende do grau de desenvolvimento dos meios de comunicação e da liberdade de discussão.



PUBLIC OPINION OPINIÃO PÚBLICA

Poderoso meio de controle social de que são instrumentos, hoje, os meios de comunicação de massa: imprensa, rádio, TV e cinema. São as maneiras de pensar, sentir e agir do público em relação a determinados fatores sociais.



PUNK PUNK

Membro do movimento não – conformista surgido na Inglaterra ao final dos anos 70 que adota diversos sinais exteriores de provocação, por completo desprezo aos valores estabelecidos pela sociedade.















Q







R





RACE RAÇA

Grupo de indivíduos que possuem determinada combinação de caracteres físicos geneticamente condicionados e transmitidos de geração a geração em condições relativamente estáveis. Conceito altamente permeado por concepções ideológicas e criticado pelos modernos geneticistas por sua imprecisão quanto à possibilidade de descrever populações.



RACIAL BIAS PRECONCEITO RACIAL

Atitude adversa em relação a um indivíduo ou grupo, fundada em traços ou características que são, ou se acredita serem, por erro, de origem racial, porém sem nenhuma base adequada nos fatos ou no conhecimento pessoal. Forma corrente de resposta estereotipada.



RACISM RACISMO

Doutrina que estabelece certas qualidades psíquicas e físicas atribuídas a determinado povo ou nação, como normas de orientação das relações com outros povos ou nações. Toda forma de racismo é , ao mesmo tempo, etnocentrismo baseado em duas premissas falsas: 1 a raça caracteriza-se principalmente, por determinadas qualidades psíquicas geneticamente transmitidas e, por isso, inalienáveis; 2 as qualidades psíquicas da raça prendem-se, de modo inseparável, a suas qualidades físicas. Essas afirmações baseiam-se na confusão de fatores biológicos.



RADICAL RADICAL

Favorecer e/ou promover medidas para uma mudança estrutural fundamental na sociedade, especialmente por afetar a economia política dessa sociedade. Esse termo é mais propriamente utilizado para se referir a visões tais como o socialismo e o comunismo que defendem uma mudança no princípio de classes da sociedade.



RADICALISM RADICALISMO

Atitude ou doutrina favorável a mudanças culturais e sociais que afetam aspectos fundamentais da estrutura social.



RATIONALISM RACIONALISMO

Doutrina que considera ser o real plenamente cognoscível pela razão ou pela inteligência, em detrimento da intuição, da vontade, da sensibilidade etc; intelectualismo. Doutrina que admite, quanto às origens do conhecimento, que este, em última instância, é determinado por princípios racionais, inatos ou a priori, ainda que se possa condicionar a validade do uso desses princípios empíricos.



RATIONALIZATION RACIONALIZAÇÃO

Substituição consciente ou inconsciente dos verdadeiros motivos de uma ação por motivos outros, socialmente aceitáveis. A racionalização é uma técnica corriqueira de que indivíduos ou grupos lançam mão para prevenir sanções reprovativas com que a sociedade pune formas de comportamento que se desviam dos padrões estabelecidos.



REALISM REALISMO

De modo geral, o realismo em filosofia afirma a existência de alguma espécie controvertida de identidade (como universais, objetos materiais, leis causais, proposições, números, probabilidades, estrutura social e fator moral). Mas os três tipos historicamente mais importantes de realismo são: predicativo, perceptivo e científico.



REASON RAZÃO

Do uso restrito, que designa a atividade de raciocínio ou dedução lógica de verdade necessária, o termo razão passou a designar mais genericamente o poder do intelecto de formular conceitos e estabelecer relações lógicas de modo a deduzir uma conclusão correta de uma premissa dada ou de fazer um julgamento objetivamente válido a respeito de fenômenos empíricos.



REDUCTIONISM REDUCIONISMO

O termo reducionismo quando usado em ciências, designa o esforço ou a postulação do esforço para simplificar métodos de pesquisa, análise de relações causais ou formulações de hipóteses, teorias e leis através da suposição de que os métodos, causas ou leis adequados à interpretação de um grupo ou tipo de fenômenos aparentemente diferentes.



RELATIONSHIP PARENTESCO

Termo pouco preciso usado para denominar relação entre pessoas, baseada em certas formas de afinidade ou em ascendência comum, real ou suposta.



RELATIVE AUTONOMY AUTONOMIA RELATIVA

Onde existe uma ligação entre duas instituições, por exemplo entre o Estado e a economia, mas cada instituição tem um grau de independência em causar resultados.



RELATIVISM RELATIVISMO

Ponto de vista epistemológico que afirma a relatividade do conhecimento humano e incognoscibilidade do absoluto e da verdade, em razão de fatores aleatórios e/ou subjetivos inerentes ao processo cognitivo. Doutrina segundo a qual os valores morais não apresentam validade universal e absoluta, diversificando-se ao sabor das circunstâncias históricas, políticas e culturais.

Em antropologia, representa a postura segundo a qual toda avaliação é relativa a algum padrão, seja qual for, e os padrões derivam de culturas. O relativismo sugere que talvez não existam fundamentos “sólidos” para os juízos cognitivos, estéticos e morais, ou que pelo menos são duvidosos aqueles que nos são oferecidos. Sua conseqüência mais censurável é que não nos deixaria espaço para a crítica cultural.



RELIGION RELIGIÃO

Instituição social criada em torno da idéia de um ou vários seres sobrenaturais e de suas relações com os seres humanos. Em qualquer cultura essa idéia se formaliza e adquire uma configuração social.



REPRODUCTION REPRODUÇÃO

Em vertentes marxistas, mais comumente relacionado aos processos históricos através dos quais se perpetua um modo de produção e a estrutura social a ele associada. Aplicada à cultura, trata-se de um processo pelo qual, aspectos da cultura são transmitidos de pessoa para pessoa ou de sociedade para sociedade. Há muitas maneiras diferentes pelas quais esse processo pode acontecer.



RESISTANCE RESISTÊNCIA

A resistência é uma força política de caráter patriótico, que na Grécia, França, Itália e alguns outros países se manifestou na guerra de 1939-45 contra o domínio nacional-socialista e fascista.

A resistência ficou consagrada como, uma estrutura típica do comportamento sócio-político, e pode revestir-se de um caráter geral para qualificar qualquer movimento que se pareça com ela.



REVERSAL REVERSÃO

Restituição de um bem ao primeiro dono; devolução. Retorno ao poder público dos bens concedidos a um particular depois de terminado o contrato entre o Estado e esse concessionário.



REVOLUTION REVOLUÇÃO

Mudança que afeta de tal forma a estrutura social existente, que não somente a camada dominante é apeada do poder, mas todas as camadas se desintegram para reintegrar-se de maneira diferente. Revolução significa, portanto, reestruturação social e, ao mesmo tempo, mudança radical de valores culturais básicos. O período de transição revolucionária caracteriza-se por uma série de mudanças menores, todas elas repentinas e acompanhadas, freqüentemente, de conflitos violentos.(E.W.).



RHETORIC RETÓRICA

A arte da eloqüência, a arte de bem argumentar, a arte da palavra. No seu sentido pejorativo, discussão inútil; debate em torno de coisas vãs; logomaquia.



RIGHTS DIREITOS

O direito pode ser o de fazer algo, de conservar a posse de algo ou de receber algo (incluindo uma abstração, como o respeito). Os direitos legais, isto é, aqueles reconhecidos pelo Direito (lei), servem de modelo para os direitos extralegais, ou “morais”. Os que invocam este último sem apoio a suas pretensões deixam implícito que estas seriam apoiadas por um tribunal moral imaginário e, de forma típica, buscam mudar a lei de forma a efetivá-las.



RIOT TUMULTO

Multidão desorganizada, sem um líder, cujos membros têm como objetivo, a destruição e a demonstração de sua raiva e frustração.



RITUAL RITUAL

Tipo de cerimônia em que à maneira de agir, às formulas, aos gestos e aos símbolos usados, se atribuem virtudes ou poderes inerentes, suscetíveis de produzirem determinados efeitos ou resultados. Em geral, refere-se a atos formais, fortemente prescritos, realizados em um contexto religioso. Neste sentido, o ritual se opõe à teologia como a prática à teoria. Mais comumente, os antropólogos usam o termo para denotar qualquer atividade com alto grau de formalização e propósitos não utilitários.



RULING CLASS CLASSE DOMINANTE

Um conceito que se refere a altos círculos de poder na sociedade. C. Wright Mills explica que o conceito de “classe” trata-se de um termo econômico e o conceito de “domínio” trata-se de um termo político. A expressão “classe dominante”, portanto, contém a teoria de que uma classe econômica domine politicamente. Nas análises de Marx, essa classe dominante é associada à burguesia.







S







SARTRE, JEAN-PAUL SARTRE, JEAN-PAUL

(1905-1980)

Filósofo, romancista e teatrólogo. Estudou na École Normale Supérieure e em Freiburg. Evitou a vida acadêmica convencional, embora tenha lecionado por muitos anos em vários liceus. Influenciado por Husserl e Heidegger, Sartre expôs o seu existencialismo em L´être et le néant (1943). Serviu no exército francês durante a Segunda Guerra, foi capturado em Padoux em 1940, mas fugiu em 1941, e depois da guerra se dedicou a escrever. Fundou (com Simone de Beauvoir e Merleau-Ponty) a revista Les temps moderns aderiu ao marxismo, que considerava compatível com sua filosofia existencialista. Mas criticou vigorosamente o Partido Comunista francês, com o qual rompeu depois de 1968. Sua filosofia existencialista de esquerda modelou profundamente a cultura francesa por mais de uma década depois da guerra.



SAUSSURE, FERDINAND DE SAUSSURE, FERDINAND DE

(1857-1913)

Fundador da lingüística moderna. Estudou línguas indo-européias nas Universidades de Leipzig e Berlim. O seu Cours de Linguistique géneral (1916) é em geral considerado a mais significativa obra de lingüística escrita no século XX. A influência de Saussure é também evidente no estruturalismo da década de 1960, essencialmente uma tentativa de aplicação da teoria lingüística saussuriana a outros temas e atividades além da própria linguagem.

SCHOOL ESCOLA

Institucionalização do ensino; uma das instituições de ensino, porque, além da escola propriamente dita, existem outras instituições de ensino. Centro de socialização, desenvolvimento da personalidade e treinamento profissional.



SCIENCE CIÊNCIA

Estudo sistemático e objetivo dos fenômenos empíricos e o acervo de conhecimentos daí resultante.



SECURITY SEGURANÇA

A condição de se estar a salvo. Um encargo financeiro que é ao mesmo tempo uma forma de investimento no sentido de seguro social.



SELF EU

Em seu sentido mais amplo, ego é sinônimo de eu. É o âmago do sistema de personalidade, organizado em torno de sua consciência de si mesmo e de sua orientação consciente e inconsciente para os seus interesses e valores mais vitais, abrangendo identidade, status, comprometimento e desejo.

Nesse sentido mais lato, o eu é o que ele é para o observador “objetivo” que recorre a todas as fontes possíveis de informação. Mas o caráter reflexivo do “eu”, isto é, o fato de ele poder ser um objeto para si mesmo, levou alguns psicólogos sociais a estreitarem a definição para que o eu seja o indivíduo visto (definido) pelo indivíduo, um objeto social entre objetos sociais. Numa definição intermediária, o eu é um processo de comunicação interna com a personalidade, no qual as próprias respostas simbólicas desta tornam-se objetos de novas respostas numa conversação interna.



SEMIOTIC SEMIÓTICA

Estudo dos fenômenos culturais considerados como sistemas de significação, tenham ou não a natureza de sistemas de comunicação, inclui, assim, práticas sociais, comportamentos etc.



SEXISM SEXISMO

Atitude de discriminação fundamentada no sexo (falocracia, machismo, misandria, misoginia são modalidades de sexismo.)



SEXUALITY SEXUALIDADE

Capacidade de agir em resposta a estímulos eróticos e derivam prazer de práticas sexuais em um amplo aspecto, que vai desde as carícias preliminares ao coito ou à masturbação – é “fundamentalmente cultural, portanto, variável histórica e geograficamente” (Molt). Porém, não está somente relacionada aos órgãos genitais, envolvendo “zonas erógenas” do corpo e, principalmente, as “vontades, desejos e fantasias associadas ao sexo” (Anderson e Goldenson).



SIGN SINAL

Qualquer estímulo que, devido a associação com outros estímulos, provoca uma reação apropriada ao estímulo original, mas sem a presença dele. Tentativa de estabelecer diferença entre o homem e os outros animais. Nesse contexto nota-se geralmente que, embora todos os animais reajam aos sinais, somente o homem reage sistematicamente aos símbolos.



SIMULACRUM SIMULACRO

Uma cópia para qual não existe um original. O termo rejeita a idéia de que haja um original para qualquer idéia, imagem ou teoria oferecida aos estudantes ou ao público e, ao mesmo tempo, é uma rejeição da possibilidade de representação autêntica da natureza ou da sociedade através de teorias.



SITUATIONISM SITUACIONISMO

Facção política dos que estão no poder, dos que exercem o governo.



SLAVERY ESCRAVIDÃO

É a instituição social que consiste no direito de propriedade sobre outros seres humanos e na utilização de seus serviços.



SLUM FAVELA

Nome genérico dado a aglomerados de subhabitações, que começaram a se formar no Rio de Janeiro no começo do século XX e foram se generalizando com algumas variações a outras cidades brasileiras e, hoje, com os bóias-frias, se estendem até a zona rural. Na linguagem popular, o termo passou a designar aglomerados de casebres, densamente povoados, sem traçado, nem arruamento, destituídos de serviços públicos essenciais, espalhados em terrenos baldios, encostas de morros ou áreas planas, terrenos de beira-mar ou alagadiços, em loteamentos malsucedidos destinados a populações de baixa renda.



SOCIAL AGGREGATE AGREGADO SOCIAL

Pluralidade de indivíduos com abstração de qualquer atributo de ordem social.



SOCIAL ASCENSION ASCENSÃO SOCIAL

Elevação na escala social praticada por indivíduos ou grupos.



SOCIAL ASSISTANCE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Amparo prestado pela sociedade ao indivíduo ou classe de indivíduos.



SOCIAL BARRIER BARREIRA SOCIAL

Todo elemento cultural distintivo destinado a tornar difícil ou impossível o acesso a um grupo ou a uma camada social.



SOCIAL CHANGE MUDANÇA SOCIAL

Designa uma diferença observada em relação a estados anteriores da estrutura; instituições e hábitos sociais, ou aparelhamento de uma sociedade na medida em que essa mudança resulta: a) de medidas legislativas ou outras iniciativas de caráter público para dirigir a conduta de seus membros; ou b) de uma mudança, seja numa subestrutura especificada ou setor dominante da existência social; ou c) da repercussão das ações sociais adotadas em conformidade com as maneiras sistematicamente relacionadas de satisfazer as necessidades e corresponder às expectativas que prevalecem numa sociedade.A expressão também designa o processo pelo qual tais diferenças ocorrem.



SOCIAL CLASS (or CLASS) CLASSE SOCIAL (ou CLASSE)

Camada social ou estrato não hereditário, cujos membros se consideram socialmente iguais em virtude de semelhanças de nível econômico, profissional e educacional, e ainda atitudes morais, afiliação política e religiosa, localização em certas áreas residenciais, qualidade do consumo simbólico, sucesso profissional, etc.



SOCIAL CONDITION CONDIÇÃO SOCIAL

É o grau de satisfação nas necessidades básicas, tais como: alimento, teto, saúde, salário, educação, lazer e cultura.



SOCIAL CONFIGURATION CONFIGURAÇÃO SOCIAL

Maneira pela qual a sociedade se apresenta ou se desenvolve.



SOCIAL CONTACT CONTATO SOCIAL

É a maior aproximação dos indivíduos entre um mesmo grupo, ou de vários grupos entre si.



SOCIAL CONTRACT CONTRATO SOCIAL

Acordo entre governantes e governados para a vida em sociedade.



SOCIAL CONTROL CONTROLE SOCIAL

Conjunto de processos que são empregados a fim de assegurar as normas de padrão, ou o conjunto, de forças sociais destinadas a estabelecer e manter uma determinada ordem social. O controle social torna-se efetivo por intermédio das sanções, penalidades e recompensas associadas à desobediência ou obediência das normas do grupo.



SOCIAL DEMOCRACY DEMOCRACIA SOCIAL

Democratização da própria sociedade, expressa nos modos e costumes sociais e sobretudo na crença da igualdade de apreciação, igual trato para todos. Seria uma maneira de viver caracterizada por uma nivelação geral das diferenças de status.

A expressão é mais usada como conceito político, aplicada a um partido determinado, com programa específico, derivado dos ideais do socialismo. Trata-se, portanto, de um partido socialista, um dos caminhos para o socialismo. (C. W. Mills)



SOCIAL DISORGANIZATION DESORGANIZAÇÃO SOCIAL

É um estado relativo e, como a estabilidade, existe em diferentes graus. Em toda a sociedade, sempre operam dois conjuntos de forças, os que criam estabilidade e os que produzem instabilidade. Numa sociedade estável há um equilíbrio entre ambos. Quando os últimos se tornam mais poderosos do que os primeiros, ocorre a desorganização social; esta é, portanto, uma perturbação no equilíbrio das forças, o que produz uma desintegração das instituições e um enfraquecimento do seu controle. A sociedade é, então, envolvida por todos os tipos de problemas sociais (Koenig).



SOCIAL ENGINEERING ENGENHARIA SOCIAL (AÇÃO SOCIAL)

Esforço organizado para modificar as instituições econômicas e sociais, no que se diferencia do Serviço Social, cujo campo de competência não abrange, de modo característico, a realização de mudanças essenciais nas estruturas sociais. A ação social compreende tudo quanto se refere a movimento de reforma política, democracia industrial, legislação social, justiça racial e social, liberdade religiosa e civil.



SOCIAL FORMATION FORMAÇÃO SOCIAL

Pode ser designada com este termo qualquer ordem claramente discernível de entidades sociais. O conceito sociológico de Formação Social foi elaborado para caracterizar o modo de ser global e integrado de determinados tipos de sociedade.



SOCIAL GROUP GRUPO SOCIAL

Reunião de duas ou mais pessoas, associadas permanentemente pela interação, e, por isso, capazes de ação conjugada visando a um objetivo comum.



SOCIAL MOBILITY MOBILIDADE SOCIAL

Por mobilidade social entende-se toda a passagem de um indivíduo ou de um grupo de uma posição social para outra, dentro de uma constelação de grupos e de estratos sociais. Por mobilidade cultural entende-se um deslocamento similar de significados, normas, valores e vínculos (Sorokin).



SOCIAL MOVEMENT MOVIMENTO SOCIAL

È um modo de ação coletiva que engloba um tipo específico de relação socialmente conflitiva. O tipo clássico é o movimento operário. Mais recentemente, nos anos 1960, a maioria dos países do Ocidente vivenciou importantes movimentos sociais, tais como o estudantil, o movimento pelos direitos civis, pela paz e, nos países do Terceiro Mundo, os movimentos de libertação nacional. Nos anos 1970-1980, uma série de movimentos surgiu, como os movimentos de mulheres, ecológicos, fundamentalistas e de autonomia regional. Muitos movimentos sociais desafiam estruturas institucionais, modos de vida e de pensar, normas e códigos morais. Estão intimamente ligados à mudança social Alguns movimentos estão organizados em torno de demandas concretas por direitos, como saúde, moradia, transporte, etc. Alguns formam uma rede informal de contestação e de estilos de vida alternativos.



SOCIAL PHENOMENA FENÔMENO SOCIAL

Todo fato social analisado, definido interpretado sociologicamente e todo fato que pode ser objeto da ciência.



SOCIAL PHILOSOPHY FILOSOFIA SOCIAL

Interpretação dos fatos sociais à luz da filosofia.



SOCIAL POLICY POLÍTICA SOCIAL

Atitude relativa à orientação do controle social, seja em relação aos seus objetivos, seja no que concerne aos seus métodos. Tal atitude pode ser explícita, e como tal declarada inclusive pelos que mantém essa política.

Casos há em que tal atitude explícita não se funda com firmeza na realidade, pelo que consiste em mera ostentação; ou pode também ocorrer que seja posta em prática sem declaração alguma por parte dos que governam, com o que se converte em tarefas do observador assinalar e denominar suas características.



SOCIAL POSITION POSIÇÃO SOCIAL

Status relativo de indivíduo ou grupo quando comparado com o status de outro indivíduo do grupo.



SOCIAL POWER PODER SOCIAL

O poder no qual é encaixado em todas as relações sociais. Há muitas coisas que uma pessoa não pode produzir sozinha. Vida social, língua, amizade; a sociedade por si mesma é um processo coletivo. Quando as pessoas levam umas as outras em consideração e respondem às expectativas autênticas dentro de um papel dado ou de um relacionamento, o poder social existe. Tal poder pode transformar o mundo social e físico; isso também pode ser o abuso para trapacear, enganar, atormentar e trair aqueles que respondem a isso. A vida social é impossível sem a mutualidade e reciprocidade.



SOCIAL PROCESS PROCESSO SOCIAL

Toda mudança observada em uma sociedade e proveniente da interação de seus componentes. Nesse sentido, estratificação, aculturação, competição, conflito e acomodação, por exemplo, são processos sociais. Todo processo social altera, embora às vezes imperceptivelmente, a estrutura social existente.



SOCIAL REALITY REALIDADE SOCIAL

Conjunto de fatos resultantes dos processos de ações e reações que os indivíduos agrupados exercem uns sobre os outros. Resulta dos processos e relações sociais.



SOCIAL REFORM REFORMA SOCIAL

Mudança gradativa que procura melhorar as instituições sociais sem destruí-las ou sem romper frontalmente com os costumes; é uma mudança social planejada, deliberada e racional.



SOCIAL RELATION RELAÇÃO SOCIAL

Interação entre pessoas, baseada em comunicação. Relações associativas diminuem a distância social, relações dissociativas aumentam-na, conduzindo, não raro, a segregação. Relações intragrupais são aquelas que pessoas do mesmo grupo mantém entre si. Intergrupais chamam-se as relações que membros de grupos diversos estabelecem entre si, não como indivíduos, mas como representantes de seus respectivos grupos.



SOCIAL REVOLUTION REVOLUÇÃO SOCIAL

Mudança brusca de uma ordem social, especialmente em sua hierarquia de classes. Uma revolução social é uma transformação radical das constelações de poder, prestígio e privilégio de uma sociedade, em que se desprende quase por completo do domínio aos que eram até este instante as camadas superiores.



SOCIAL SCIENCES CIÊNCIAS SOCIAIS

Expressão genérica que designa o conjunto de disciplinas que têm como objeto de estudo os diferentes aspectos da vida grupal, tais como a História, a Política, a Sociologia, a Economia, a Antropologia Cultural e a Geografia Humana. No século XIX, a Sociologia foi encarada como a Ciência Social por excelência.



SOCIAL SOLIDARITY SOLIDARIEDADE SOCIAL

Consistência interna de um agregado social. O mesmo que coesão social. A solidariedade varia em razão do grau de interação do agregado.



SOCIAL SPACE ESPAÇO SOCIAL

É o espaço abstrato onde se desenvolvem os fatos sociais. O espaço social não deve ser confundido com o espaço geográfico.



SOCIAL STRUCTURE ESTRUTURA SOCIAL

A totalidade do status que tornam interdependentes os indivíduos e grupos de uma sociedade. A estrutura representa o aspecto estático da organização social, envolvendo, portanto, todas as relações essenciais e padronizadas entre indivíduos do mesmo grupo e entre estratos e subgrupos da mesma sociedade.



SOCIAL STRUGGLE CONFLITO SOCIAL

Sociólogos e politólogos se questionam seriamente sobre o conflito social e, de acordo com suas teorias implícitas ou explícitas, fornecem interpretações diferentes. Qualquer grupo social, qualquer sociedade e qualquer organização têm algo de harmônico e de equilibrado: harmonia e equilíbrio constituiriam o estado normal. Todo o conflito, então, é considerado uma perturbação, mas não é somente isso, já que o equilíbrio é uma relação harmônica entre os vários componentes da sociedade que constituem o estado normal, as causas do conflito é um mal que deve ser reprimido e eliminado. O conflito é uma patologia social. Para outros, como Marx, o conflito (luta de classes) é o motor da história.



SOCIAL TEOLOGY TEOLOGIA SOCIAL

A teologia social consiste no estudo dos fatos sociais e das relações entre homens e luz sobrenatural da revelação religiosa, contida, segundo os padres da Igreja e do Conselho da Igreja Protestante, nas sagradas escrituras. Procura relacionar toda a vida social dos homens com sua causa última: Deus. Tanto Santo Tomás de Aquino quanto Santo Agostinho muito trabalharam pra a formação de uma teologia social e de uma filosofia social cristã, mas sempre subordinados a esta última, segundo o critério da norma negativa daquela época.



SOCIALISM SOCIALISMO

Doutrina que preconiza a propriedade coletiva dos meios de produção – terra e capital – e a organização de uma sociedade sem classes.



SOCIALIZATION SOCIALIZAÇÃO

Processo pelo qual ao longo da vida a pessoa humana aprende e interioriza os elementos sócio-culturais do seu meio, integrando-os na estrutura da sua personalidade sob a influência de experiências de agentes sociais significativos, adaptando-se assim ao ambiente social em que deve viver (Rocher).



SOCIETY SOCIEDADE

Conjunto relativamente complexo de indivíduos de ambos os sexos e todas as idades, permanentemente associados e equipados de padrões culturais comuns, próprios para garantir a continuidade do todo e a realização de seus ideais. Nesse sentido, o mais geral, a sociedade abrange os diferentes grupos parciais (família, sindicato, igreja etc.) que dentro dela se formam.



SOCIOLECT SOCIOLETO

Uma das diferenciações internas produzidas por determinações recíprocas mencionadas, dentro de uma comunidade lingüística, devido à interação particular dentro de determinados grupos sociais; subsistema diastrático (social).



SOCIOLOGISM SOCIOLOGISMO

Tendência para explicar todos os fenômenos culturais exclusivamente pelas formas de organização ou estrutura social. Exagero ou excesso de aplicação da sociologia. Tendência ou corrente intelectual que considera a sociologia suficiente para apresentar uma explicação total da realidade social. Concepção segundo a qual os fatos sociais estão na base da explicação dos fenômenos religiosos, morais e filosóficos, ficando a solução de seus respectivos problemas subordinada à sociologia, depende de fatores sociais que só a investigação sociológica é capaz de atingir.



SOCIOLOGY SOCIOLOGIA

Os sociólogos modernos concordam que a sociologia designa o estudo científico do comportamento social ou da ação social dos seres humanos. Considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade, a sociologia abrange, o estudo dos grupos sociais, da divisão da sociedade em camadas sociais, da mobilidade social, dos processos de cooperação, competição e conflito na sociedade etc. Sociologia é a ciência social que estuda os fatos sociais.



STALINISM STALINISMO

O termo deriva do nome de Iosif Vissarianovitch Djugatchvili, dito Stalin, que fazia parte do Partido Operário Social-Democrata russo, e relativo à sua ala bolchevista. A partir de 1927 sua biografia se identifica com a história do Estado soviético, coletivização agrária, o primeiro plano qüinqüenal, os grandes expurgos, o pacto com a Alemanha, a guerra contra o nazistas, a guerra fria, a luta contra o titoísmo e o culto da personalidade são alguns dos aspectos mais importantes da política interna e externa da URSS sob a liderança de Stalin. Para os partidários de Stalin na URSS e nos partidos comunistas do mundo inteiro, a palavra stalinismo designava a personalidade de um grande chefe histórico, assim como as monumentais realizações da URSS nos campos econômico, social, cultural etc. Stalinismo é considerado uma doutrina continuadora do marxismo e do leninismo.



STATE ESTADO

Instituição social destinada a manter a organização política de um povo, é a instituição básica de controle social das nações civilizadas; detém a exclusividade, o monopólio da violência considerada “legítima”. O Estado é a instituição que organiza vontade de um povo, politicamente constituído, no que diz respeito a seus interesses coletivos.



STATUS QUO STATUS QUO

Expressão latina que significa o estado atual em que se encontram as coisas, ordem social.



STORY HISTÓRIA

Explicação ou descrição de eventos que não reclamam a verdade exclusiva e final, mas, particularmente, admite que a história não seja nada além da visão do narrador baseada em seu ponto de vista.



STRIKE GREVE

Interrupção continuada do trabalho, combinada e realizada por uma coalizão de operários, funcionários, etc., pertencentes a uma ou a diversas empresas congêneres, do mesmo ou de diferentes pontos do Estado ou do país, a fim de forçar o atendimento de suas reclamações ou a reforma de medidas que entendem prejudiciais aos seus interesses.



STRUCTURALISM ESTRUTURALISMO

Método de investigação ou paradigma que se tornou proeminente e influente durante os anos 1960-70, embora com vários antecedentes em períodos anteriores. O estruturalismo enfatizou a importância de identificar e analisar as “estruturas profundas” que estão na base e que geram os fenômenos observáveis. Teve origem na lingüística, especialmente nos princípios formulados pelo Círculo Lingüístico de Praga, e penetrou na crítica literária, na teoria estética e nas ciências sociais, com destaque na antropologia, através de Claude Lévi-Strauss; na sociologia de vertente marxista, através de Louis Althusser; na psicanálise, com Jacques Lacan; na história, ganhou destaque através da escola dos Annales. O estruturalismo opõe-se ao humanismo, pois as ações conscientes dos indivíduos e grupos são amplamente excluídas da análise e da explicação. Opõe-se também ao historicismo e ao empirismo.



STRUCTURE ESTRUTURA

Termo sociológico que se refere a todas as instituições, grupos e organizações humanas.



STRUGGLE CONFLITO

Processo social que decorre da luta pelo status social. Quando os indivíduos ou grupos procuram derrotar ou destruir um rival, de forma consciente e pessoal, surge o conflito.



SUBCULTURE SUBCULTURA

Conjunto de valores, crenças, atitudes, comportamentos individuais e coletivos ligados a um grupo humano. Refere-se principalmente a sistemas de normas e valores que apresentam certa autonomia, sem se desligarem contudo da cultura da sociedade global. Subdivisão da cultura nacional, composta de uma combinação de situações sociais, tais como de status de classe, infra-estrutura técnica, moradia regional, rural ou urbana e filiação religiosa, essa combinação forma, porém, uma unidade de funcionamento que exerce um impacto integrado nos indivíduos participantes.



SUBJECT SUJEITO

A palavra foi primeiramente utilizada para se referir àqueles que se fundamentavam em pensamentos humanos. Atualmente é utilizada para se referir mais ao pensador do que ao fundamento do que é compreendido e interpretado pelo pensador.



SUBJECTIVITY SUBJETIVIDADE

Realidade psíquica, emocional e cognitiva do ser humano, passível de manifestar-se simultaneamente nos âmbitos individual e coletivo, e comprometida com a apropriação intelectual dos objetos externos.



SUBORDINATION SUBORDINAÇÃO

Procede do latim subordinatio-onis, que significa sujeição à ordem, mando ou domínio de alguém. Refere-se à ação de sujeitar pessoas ou coisas à dependência de outras, ou classificar algumas coisas como inferiores, em ordem, em relação a outras.



SUBSISTENCE ECONOMY ECONOMIA DE SUBSISTÊNCIA

Economia cuja produção é voltada principalmente para consumo próprio.



SUPERSTRUCTURE SUPERESTRUTURA

Superestrutura é uma categoria usada na tradição marxista para indicar as relações sociais, jurídicas, políticas, e as representações da consciência que complementam a estrutura ou base.



SURPLUS EXCEDENTE

Produto maior que a riqueza consumida a fim de possibilitar a produção.



SYMBOL SÍMBOLO

É mais freqüentemente reconhecido como uma subclasse de sinal, cujas características de definição são o tipo de relação, intencional ou convencional, entre o símbolo e a coisa simbolizada.



SYMBOLIC INTERACTION INTERAÇÃO SIMBÓLICA

Uso de símbolos pelas pessoas para apresentá-los a outros e para que um interprete o comportamento do outro.



SYNCRETISM SINCRETISMO

Sincretismo caracteriza uma mistura de elementos culturais diversos que se puseram em contato ao longo de um processo histórico.



SYSTEM SISTEMA

Conjunto cujos elementos estão integrados. A transformação em um dos elementos acarreta transformações nas relações e nos demais elementos do conjunto. Conjunto de regras ou leis que fundamentam determinada ciência, fornecendo explicação para uma grande quantidade de fatos, teorias; constituição política, econômica ou social (de uma comunidade, de um Estado etc.)







T





TABOO TABU

Proibição ligada a certa representação mágica ou religiosa. Geralmente, o tabu proíbe a matança de certos animais e o consumo de sua carne. Todavia, existe uma infinidade de outros tabus, cuja infração envolve automaticamente a aplicação de sanções sobrenaturais.



TAYLORISM TAYLORISMO

Conjunto de regras e princípios relativos à organização e padronização do trabalho nas oficinas, ideado por Frederick Wilson Taylor. Consiste em calcular o máximo esforço que pode despender normalmente um trabalhador, em certa unidade de tempo, para então exigir de todos os que trabalham na mesma tarefa um trabalho idêntico. Em outras palavras, baseia-se na análise dos gestos elementares de um operário para realizar determinado trabalho, visando com isso conhecê-lo melhor para ser possível a adaptação de cada indivíduo à tarefa que melhor condiz com a sua capacidade. Procura também despertar no operário o senso da responsabilidade, e fazer com que se sinta colaborador de um trabalho mais geral.



TECHNOCRACY TECNOCRACIA

Doutrina que instituiu o sistema de solução dos problemas econômicos e políticos pela técnica. Essa doutrina foi formulada em 1932 nos EUA que postulava que a sociedade deveria ser dirigida por técnicos, pelo menos a parte concernente a vida econômica.



TECHNOLOGY TECNOLOGIA

Com referência às sociedades já industrializadas ou a caminho da industrialização, o designa o todo ou um setor organizado do conjunto de conhecimentos sobre: a) princípios e descobertas científicas; b) processos industriais existentes ou antigos, fontes de poder e matérias-primas e métodos de transmissão e comunicação considerados importantes para a produção ou o aperfeiçoamento de mercadorias e serviços.

As sociedades não industriais também têm tecnologia, que seria o conjunto de meios ou instrumentos que auxiliam o ser humano em seu processo de domínio da natureza.



TENDENCY TENDÊNCIA

Aquilo que leva alguém a seguir um determinado caminho ou a agir de certa forma; predisposição; propensão.



TEOLOGY TEOLOGIA

É a ciência da religião, das coisas divinas. É a ciência dos deuses, sendo o estudo das questões referentes ao conhecimento da divindade, de seus atributos e relação com o mundo e com os homens, e à verdade religiosa. Restritamente falando, é o estudo racional dos textos sagrados, dos dogmas e das tradições do cristianismo.



TERRORISM TERRORISMO

Apesar de correntemente o terrorismo ser entendido como a prática política de quem recorre sistematicamente à violência contra as pessoas ou as coisas provocando o terror, a distinção entre esta última e o terrorismo representa o ponto de partida para a análise de um fenômeno que ao longo dos séculos, viu constantemente aumentar seu peso político. Como terror entende-se um tipo de regime particular, ou melhor, o instrumento de emergência a que um Governo recorre para manter-se no poder.



THEATRE TEATRO

Lugar ou edifício destinado à representação de obras dramáticas, óperas ou outros espetáculos públicos. Também forma de arte. Em toda a sua existência milenar, o teatro sempre foi político. Porém, do ponto de intervenção, é no decorrer do século XX que efetivamente ele se engaja nas lutas sociais.



THEORETICAL PRACTICE PRÁTICA TEÓRICA

A conversão da teoria em prática é o momento capital que permite compreender a dialética da história. A teoria é uma prática específica que se exerce sobre um objeto próprio, o conhecimento.



THEORY TEORIA

Na acepção comum do termo, como é empregada fora dos círculos especializados, teoria é um conhecimento especulativo, considerado independente de qualquer aplicação prática. Em ciências sociais a teoria toma o nome da especialidade, como por exemplo, a teoria econômica.



THIRD WORLD TERCEIRO MUNDO

A expressão Tiers Monde – que excede o âmbito puramente semântico – foi cunhada e posta em circulação por A. Sauvy. I. Lacoste, ao explicá-la, aprofunda-se na sociologia e na história estabelecendo um paralelo com o Terceiro Estado de 1789, majoritário no quadro nacional e formado por diversas classes e grupos sociais que justamente reivindicavam os direitos que até então lhes haviam sido confiscados pelos outros dois Estados: a nobreza e o clero.” Em todo caso, a expressão é equívoca e bastante discutida por vários autores que duvidam da exatidão do paralelismo histórico estabelecido entre o Terceiro Estado de E. J. Sieyês e as nações representadas na conferência de Bandung em abril de 1955.



THIRD WORLD COUNTRIES PAÍSES DO TERCEIRO MUNDO

Conjunto de países subdesenvolvidos. Trata-se de países que encontram obstáculos ao seu desenvolvimento, em conseqüência da colonização, nos planos político, cultural, econômico, etc. Integram o Terceiro Mundo países com problemas similares (sociais, econômicos, políticos, etc.) e que desejam fazer ouvir as suas vozes na comunidade das nações para melhor poderem resolvê-los.



TOTALITARISM TOTALITARISMO

Sistema de governo em que um grupo político centraliza todos os poderes administrativos, não permitindo a existência de outros partidos políticos e sobrepondo, aos interesses e aos direitos individuais, os dá coletividade.



TOTALITY TOTALIDADE

Termo profusamente utilizado na teoria crítica da sociedade como denúncia do presumido absolutismo da razão analítica da sociologia empírica.



TRADE UNION SINDICATO TRABALHISTA

(ou SINDICATO OPERÁRIO)

Associação contínua de assalariados com a finalidade de manter ou melhorar as condições de sua vida de trabalho.



TRADITION TRADIÇÃO

Conjunto de idéias, sentimentos e costumes que, numa sociedade, se transmite de uma maneira viva de uma geração a outra; parte da herança social (cultura) valorizada pelo que representou no passado.



TRANSITIONAL STATUS STATUS DE TRANSIÇÃO

Status ocupado somente como um ponto de partida em relação a posse de outro status.



TROTSKY, LEON TROTSKY, LEON

(1879-1940)

Líder militar e revolucionário comunista russo. Em 1917 Trotsky aderiu aos bolcheviques, tornando-se um dos principais organizadores da vitoriosa Revolução de Outubro. No primeiro governo soviético, foi Comissário do Povo para as Relações Exteriores e negociou a Paz de Brest-Litovsk, pela qual a Rússia se retirou da Primeira Guerra Mundial. Como Comissário do Povo para a Guerra, formou o Exército Vermelho, e sua direção durante a guerra civil russa salvou a revolução bolchevique. Foi expulso do partido em 1927 e se exilou. Pouco depois de fundar a Quarta Internacional para se opor ao stalinismo, foi assassinado no México. Era um internacionalista, dedicado à revolução mundial, e adversário do “socialismo em um país” de Stalin. Sua principal contribuição para o pensamento marxista foi a teoria do “desenvolvimento desigual e combinado”, e a doutrina derivada da “revolução permanente”.



TRUTH VERDADE

Validade ou eficácia dos procedimentos cognoscitivos. Em geral, entende-se por verdade, a qualidade em virtude da qual um procedimento cognoscitivo qualquer se torna eficaz ou obtém êxito. Essa caracterização pode ser aplicada tanto às concepções segundo as quais o conhecimento é um processo mental quanto às que o consideram um processo lingüístico ou semiótico.







U





UNEMPLOYMENT DESEMPREGO

Desemprego indica a existência, dentro de uma sociedade, área geográfica ou grupo social, de quantidades significativas de adultos buscando trabalho remunerado, assim como permanência na situação de não possuir trabalho remunerado.



UNESCO UNESCO

(United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization). Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, foi criada em 1945 para promover a paz e os direitos humanos com base na “solidariedade intelectual e moral da humanidade”. É uma das agências das Nações Unidas para incentivar a cooperação técnica entre os Estados Membros.



UNION SINDICATO

Associação profissional que tem por objetivo a defesa dos interesses dos que exercem uma mesma atividade.



UNIVERSALISM UNIVERSALISMO

Teoria que sustenta o valor supremo da sociedade, como realidade e como conceito. Existem duas variedades de universalismo: o universalismo extremo e o universalismo moderado.



URBAN CULTURE CULTURA URBANA

A cultura urbana refere-se aos conhecimentos adquiridos pela vivência urbana. Trata-se do conhecimento das formas de circulação, das instituições, dos aparatos urbanos, dos serviços e de tudo aquilo que deriva especificamente da vivência urbana.



UTOPIA UTOPIA

A palavra descreve uma comunidade ideal, livre de conflitos, que incorpora um conjunto claro de valores e permite a completa satisfação das necessidades humanas. As utopias envolvem normalmente um retrato sistemático da vida na sociedade imaginada ou, por vezes, a sua descrição em um romance.



UTOPIANISM UTOPISMO

Sistema dos partidários da utopia econômica.







V





VALUE VALOR

O conceito de valor de Marx, é, pode-se dizer, o mais controverso no conjunto de seu pensamento. É universalmente condenado pelos não-marxistas como fonte de graves erros lógicos, mesmo por aqueles que admitem que Marx fez certas descobertas importantes. Para Marx, o valor de uma mercadoria expressa a forma histórica particular do caráter social do trabalho sob o capitalismo. O valor não é uma relação técnica, mas uma relação social entre pessoas que assume uma forma material específica sob o capitalismo.



VIOLENCE VIOLÊNCIA

Violência classifica qualquer agressão física contra seres humanos, cometida com a intenção de lhes causar dano, dor ou sofrimento. Agressões similares contra outro seres vivos são também consideradas, com freqüência, atos de violência.







W





WAGE LABOR TRABALHO ASSALARIADO

Trabalhadores que são pagos por hora.



WAGE SALÁRIO

Representa apenas uma parte do valor da riqueza que os trabalhadores produzem. É através dele que eles satisfazem suas necessidades. É o que lhe são pagos em troca da venda de seu tempo ou força de trabalho.



WAR GUERRA

Conflito armado entre sociedades politicamente organizadas. O fato de existir, na maioria dos povos, uma ideologia destinada a justificar o conflito armado, assim como a existência de normas (convenções) estabelecidas para conduzir a guerra de uma determinada maneira, normas essas geralmente aceitas pelas nações modernas, induziram muitos sociólogos a considerar a guerra como instituição social.



WEALTH RIQUEZA

Na linguagem corrente, riqueza significa primordialmente abundância de posses materiais. Por extensão, o termo adquiriu dois sentidos adicionais: a) as próprias posses materiais, sejam ou não abundantes; b) abundância de qualquer coisa, material ou não, possuída ou não como se percebe em riqueza de ilustrações ou riqueza de metáforas.



WEBER, MAX WEBER, MAX

(1864–1929)

Sociólogo e economista alemão. Formado em Heidelberg, Estrasburgo, Göttingen e Berlim, onde estudou direito, ciência econômica, história e filosofia. Exerceu as cátedras de economia política em Freiburg e Heidelberg, mas se retirou do ensino em 1898 depois de sofrer um colapso nervoso. Foi o maior responsável pelo estabelecimento da sociologia como disciplina acadêmica na Alemanha. Escreveu sobre uma vasta gama de questões, tomando como temas centrais o desenvolvimento do capitalismo e a racionalização.



WELFARE BEM-ESTAR

Um sistema de governo que proporciona uma série de serviços humanos pra seus cidadãos.



WELFARE STATE ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL

O Estado de bem-estar é um sistema social no qual o governo assume a responsabilidade básica pelo bem-estar de seus cidadãos, providenciando para que o povo tenha acesso a recursos básicos como habitação, serviços de saúde, educação e emprego. O Estado de bem-estar foi inicialmente implantado na Alemanha em fim da década de 1800 e subseqüentemente na Grã-Bretanha, e na maior parte da Europa oriental e Escandinávia.



WESTERNISM OCIDENTALISMO

Conjunto dos conhecimentos relativos ao ocidente europeu; Conjunto de características dos povos ou das culturas ocidentais; Tendência a privilegiar os valores políticos, econômicos e culturais ocidentais, em detrimento dos do Oriente.



WILL VONTADE

Decisão consciente em contraste com ação impulsiva. Nesse sentido, dá no ato da vontade a escolha de uma entre várias alternativas, e freqüentemente há uma referência consciente ao ou do sujeito.



WOMEN´S LIBERATION MOVEMENT MOVIMENTO DA LIBERTAÇÃO DA MULHER

O movimento dos direitos das mulheres contemporâneo é o legado vindo dos movimentos sufragistas das mulheres e direitos das mulheres do século XIX. O movimento busca destruir os mitos em torno das mulheres. (segundo o qual elas seriam inferiores aos homens em quase todos os aspectos, com a possível exceção de cozinhar, limpar e ter filhos) e igualdade sexual, política e econômica em uma sociedade dominada por mulheres.



WOMEN’S MOVEMENT MOVIMENTO DE MULHERES

Evocando uma coletividade de mulheres que se mobilizam para protestar ou para sair em busca de objetivos em comum, essa descrição é usada, em geral, simultaneamente com movimento feminista, mas os movimentos de mulheres antecedem o feminismo e podem ser diferentes dele. São movimentos sociais que exibem uma heterogeneidade de objetivos e formas de associação ou de organização.



WORKER TRABALHADOR

Aquele que trabalha especialmente no trabalho manual ou industrial ou com um material específico.



WORKER’S STRIKES GREVES DE TRABALHADORES

Diferentemente de outras formas de conflito de trabalho ou, mais em geral, de luta operária, a greve consiste na abstenção organizada do trabalho de um grupo mais ou menos extenso de trabalhadores.



WORKING CLASS CLASSE TRABALHADORA

São membros da classe operaria aqueles que produzem as riquezas mas não possuem nem controlam os meios de produção. Uma vez que os próprios capitalistas tampouco produzem riquezas de fato, sua propriedade depende necessariamente do trabalho de outras pessoas (a classe operária).





X





Y





Z



ZONE ZONA

Em ciências sociais, o termo zona foi usado como sinônimo de área, mesmo quando este último entra na composição de outros: por exemplo, área econômica, área urbana, etc.







BIBLIOGRAFIA





BOUDON, Raymond & BOURRICAUD, François. Dicionário crítico de sociologia. Trad. Maria Letícia Guedes Alcoforado e Durval Ártico. São Paulo: Atica, 1993.

COELHO, Teixeira. Dicionário crítico de política cultural. São Paulo: Iluminuras, FAPESP, 1997.

DICCIONARIO DE SOCIOLOGIA. México: Fondo de cultura económica, 1949.

DICCIONARIO DE CIENCIAS SOCIAIS. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1986.

DICIONÁRIO DE SOCIOLOGIA. 7° ed. Porto Alegre: ed. Globo, 1977.

GUIMARÃES, Antônio Monteiro (org). Dicionário do pensamento marxista. Trad. Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1988.

JOHNSON, Allan G. Dicionário de sociologia: guia prático da linguagem sociológica. Trad. Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1997.

LESSA, Renato & SANTOS, Wanderley Guilherme dos (org). Dicionário do pensamento social do século XX. Trad. Eduardo Francisco Alves e Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1996.

OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Dicionário básico de sociologia In:Introdução à sociologia. 24° ed. São Paulo: Ática, 2000. (p. 232 – 251).

SANTOS, Washington dos. Dicionário de sociologia. 2° ed. revisada e ampliada. Belo Horizonte: Del Rey editora, 1995.

SILVA, Francisco Carlos T. da, MEDERIOS, Sabrina Evangelista, VIANNA, Alexandre Martins (org.). Dicionário do pensamento da direita: idéias, instituições e personagens. Rio de Janeiro: Mauad editora, 2000.







Fonte: http://www.unibero.edu.br/glossarios_stu.asp Acesso em: 23/12/2010



Este glossário foi realizado através de pesquisas em diferentes dicionários de sociologia e livros relacionados a esse assunto. Além dessas fontes de pesquisa, contamos com a ajuda da mestre em antropologia social, Luciana Ferreira Moura Mendonça.

Os termos deste glossário foram retirados do livro Stuart Hall: Critical Dialogues in Cultural Studies de David Morley e Kuan-Hsing Chen indicado por ela.

Esperamos que este glossário seja de grande serventia para pesquisas em traduções, interpretações e versões a todos que tiverem acesso a ele.