quinta-feira, 21 de maio de 2015

Colecionadores dos Contos "Tomate Amassado"

COLECIONADORES DOS CONTOS “TOMATE AMASSADO”
(Ederson Malheiros Menezes)

Você já percebeu que alguns indivíduos têm aversão a algumas “categorias” de pessoas? Não sei exatamente a razão, que acredito ser extremamente variável, normalmente associada a alguma decepção, trauma ou sentimento de inferioridade.

Pois é, estes indivíduos ficam reunindo em sua sacola dos desgostos todas as histórias depreciativas acerca daquela categoria para em momento oportuno usá-las. É quase uma obsessão, basta ouvirem pronunciar a dita categoria que seus ouvidos coletores dos contos “Tomate Amassado” imediatamente são acionados para coletar mais um conto para a coleção.

Se você precisar conversar com uma destas pessoas e não tiver assunto, basta acionar a categoria certa de pessoas para ouvir inúmeros contos “Tomate Amassado”. O ruim desta estratégia é que os contos “Tomate Amassado” têm sempre a mesma lógica, ou seja, a pessoa “pisou no tomate”. E não adianta, é uma história atrás da outra, só dá “Tomate Amassado”. Significa que se você ficar ouvindo por muito tempo, a única coisa que vai sobrar é extrato de “Tomate Amassado”.

O autoexame sempre ajuda. Por isso uma boa ideia é verificar se tenho algo parecido em minha vida. Se eu sou um colecionador de contos “Tomate Amassado” e qual comportamento que pela “aversão” patológica adquiri em relação à determinada categoria.

Afastando-se parcialmente do âmbito estritamente psicológico, parece-me que existe um incentivo social para tal postura. Desde que a sociedade é reconhecida como sociedade de competição, para muitos a autopromoção só pode acontecer pela depreciação do outro, em outras palavras, compreende-se que o exercício de “Amassar Tomates” ajuda a sentir-se melhor que os outros (entenda “outros” como “Tomates Amassados”).

Um atalho ridículo, mas “eficaz” para atender a uma exigência egoica de supremacia. Assim, posso ser melhor do que qualquer outra categoria, basta fazer o exercício do “Tomate Amassado”. Péssimo estilo e visão de vida! O que vai sobrar depois de ilusoriamente achar que consegue de fato “Amassar Tomates”? Como se fosse possível de fato ser melhor apenas “Amassando Tomates”.

Cuidado com as indústrias produtoras de “Tomates Amassados”. Se quiser ajudá-las a superar sua crise de mercado, por favor, indique sugestões melhores e alternativas diversificadas de produção. Ajude-as a entender que o mercado do “Amassar” está em declínio e que continuar neste caminho pode significar falência. Ajude-as a perceber que estão de fato “Pisando no Tomate”.

Esse negócio de “Tomates Amassados” vai longe, então deixaremos para você continuar a “Pizza”. Mas livre-se deste gênero literário, por favor.

Pois é... acabei de pisar no tomate!

Ederson Malheiros Menezes (teólogo, sociólogo (licenciatura), especialista em docência no ensino superior e EaD, mestrando em práticas socioculturais e desenvolvimento social)

Nenhum comentário:

Postar um comentário