segunda-feira, 2 de maio de 2016

Uma biblioteca para a corrupção

A corrupção está no centro da crise política pela qual passa o Brasil, tendo se tornado pauta da mídia tradicional, das mídias sociais e da opinião pública nacionais e internacionais. Nesse contexto, o Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia do Instituto de Estudos Avançados e o Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da USP (NUPPs) e sua Biblioteca Internacional da Corrupção (Corrupteca)realizam este seminário no qual debatedores tratarão de déficits, desafios e propostas da democracia brasileira frente à corrupção e aprofundarão a análise das implicações da corrupção para a qualidade da democracia brasileira debatendo aspectos da transparência, responsabilização, participação popular, qualidade e relação das instituições democráticas e o papel das leis.
O evento também marcará o lançamento do Edital de Chamada de Trabalhos para a primeira edição do International Journal of Research on Corruption and Democracy - IJRCD, uma nova revista acadêmica especializada em pesquisas sobre a corrupção e suas relações com a democracia no Brasil e outros países do mundo.
Fonte: <http://www.iea.usp.br/eventos/impacto-corrupcao>

Quando a corrupção recebe destaque suficiente para a criação de uma biblioteca (Biblioteca Internacional da Corrupção (Corrupteca)), torna-se inevitável reconhecer o surgimento crescente de um indicador negativo acerca da sociedade planetária. É louvável a iniciativa da USP e outras IES no sentido de contemplar a temática. Nosso desafio é acompanhar e participar dedicadamente, de forma que a iniciativa possa alcançar a esfera local ou regional, destituindo velhos arranjos estruturais da corrupção que sugam a possibilidade da democracia se efetivar, bem como do bem comum. É um debate com antenas ligadas, pois a corrupção tem sua própria dinâmica e estratégia para recriar-se, por incrível que pareça ela é criativa tanto quanto estas novas iniciativas de confronto que está recebendo (Ederson Malheiros Menezes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário