Páginas

sábado, 1 de março de 2025

Por que eu gosto de estudar sociologia?

 


POR QUE EU GOSTO DE ESTUDAR SOCIOLOGIA? 

(Ederson Malheiros Menezes * - educacaosociologica@gmail.com)


Meu primeiro contato com a sociologia foi "estonteante". Tive dificuldades em definir com precisão exatamente o quê a sociologia estudava. 

Eu tinha uma mente muito voltada para o indivíduo e era difícil pensar socialmente, ou seja, a partir de uma imaginação sociológica.

Mas, a medida que avançava em minhas leituras (e sociologia exige muita leitura)  começava a pensar de uma forma mais abrangente.

Sempre gostei de conceitos, então este foi um dos primeiros motivos que me fez gostar de sociologia.

Claro que outras áreas do conhecimento também possuem muitos conceitos, mas a sociologia nos desperta de um modo único como ser humano social.

Isso me leva a outro fator de estima pela sociologia, ou seja, o autoconhecimento, um autoconhecimento social, afinal somos seres sociais.

A sociologia tem um poder incrível de autoconhecimento, sim ela é exigente. Mas, a compreensão que esta disciplina nos dá é diferenciada - você sai do convencional, do clichê.

O terceiro motivo que posso elencar e que vem em decorrência dos conceitos e  do autoconhecimento é a consciência abrangente acerca de si e da vida.

 

Segundo Lakatos (1990):

A Antropologia Cultural aborda os problemas da cultura; o Direito focaliza o setor normativo do comportamento social; a Economia volta-se para o setor da organização de recursos naturais; a Política preocupa-se com as relações de poder; a Psicologia Social estuda o comportamento individual determinado pela interação grupal. Entretanto, cabe a Sociologia a analise de todos os setores do superorgânico.

Como seres sociais que somos vivenciamos a vida em uma diversidade de interações que constituem nossa existência, de relações contínuas através das quais influenciamos e somos influenciados.

Neste ponto vale dizer que tomar consciência sobre muitos aspectos não significa ter condições de modificá-los, mas pelo menos não nos conservamos em um estado de alienação - e este é um conceito sociológico que aqui traduzo de forma simples, como ignorante, sem noção ou compreensão de algo que existe e interfere em sua própria vida.

Pode-se dizer que gostar de sociologia nos dias de hoje é quase um ato de escolha por um modo de sofrimento.

Sim! A sociologia é vista como "chata" e ignorantemente por muitos definida como "inútil". E, não vou me deter aqui tentando explicar o motivo.

Não acho que seja fácil gostar de sociologia, entretanto, compreendo como uma necessidade emergente - sim, eu sei, necessidade que muitos vão ignorar.

Se eu tivesse que dar um conselho para você começar a gostar de sociologia seria o seguinte:

- Comece a estudá-la como forma de autoconhecimento.

Não é este mesmo autoconhecimento anunciado nas redes sociais de modo genérico - falo de um autoconhecimento considerando que você é um ser social, que foi constituído socialmente e vive continuamente em interação como muitas pessoas e organizações sociais. 

Eu sei.... precisa ler muito, e é assim mesmo. Por isso, eu disse que é difícil gostar de sociologia, especialmente em uma sociedade digital onde as informações são cada vez mais objetivas e prontas - e sociologia exige que você leia e pense - entendeu, use sua massa cinzenta. 

Um outro conselho...

A não ser que você esteja apaixonado pelo conhecimento sociológico, leia com calma, reflita sobre a aplicabilidade do que leu em sua vida e no mundo.  

Há leitura densas... sabe aqueles livros que você lê um parágrafo e parece que ao terminá-lo você não conseguiu entender nem as vogais? É assim mesmo! Leia de novo, e de novo, e de novo, e ... o importante é continuar lendo.

Ah! Mas sociologia não vai me trazer dinheiro... provavelmente não! Mas, mas... vai te dar condições de um modo de vida, que só o dinheiro não vai conseguir.

Bom, eu já gosto de sociologia, agora já posso me preocupar também em ter mais dinheiro... rsrsrs. E você?

Já sei, provavelmente está pensando só em dinheiro... e eu poderia ajudar você a entender a razão da vida ser assim, mas se você começar a estudar sociologia, descobrirá por si próprio, com o bônus de uma consciência mais abrangente para toda sua vida.


* Ederson Malheiros Menezes - Mestre em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social. MBA em Gestão de Pessoas. Especialista em Gestão Ágil e Psicologia Positiva. Licenciado em Sociologia. Bacharel em Administração e Teologia. E-mail: educacaosociologica@gmail.com