sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Reflexão a partir das teorias psicológicas e sua visão de aprendizagem

O grande desafio do educador ou educadora é ensinar, tornar a aprendizagem uma realidade na vida do educando. O desafio se constitui em dilema e reflexão, a aprendizagem torna-se o objeto de estudo de várias vertentes do conhecimento.

A proposta deste texto é atiçar a questão caminhando por entre alguns dos principais elementos das teorias psicológicas de aprendizagem, o comportamentalismo, o construtivismo e a psicanálise.

Um dos princípios básicos do comportamentalismo diz que toda a ação carregada de satisfação será repetida e então aprendida, ou seja, a base da aprendizagem está na satisfação alcançada em uma ação. Em outras palavras, poderíamos nos indagar sobre a forma da satisfação, do prazer, pois ao descobrir tal essência poderíamos relacioná-la com conteúdos então tidos como adequados.

Podemos nos perguntar sobre: o que as pessoas estão aprendendo? Aquilo que lhes dá prazer hoje revela também um conteúdo? Alguns prazeres são latentes, construídos socialmente e brotam internamente em cada indivíduo como algo que lhe pertence. Podemos pensar sobre alguns tópicos que relacionam zonas de prazer, por exemplo, a arte que através dos mais variados segmentos estabeleceu-se como geradora de prazer - poderíamos inclusive falar de arte a partir da estética, do próprio corpo humano. Aprendemos através da moda, através da música e assim por diante.Se o artístico hoje é prazeroso, então constituiu-se como ferramenta de aprendizagem. Que implicações isso possui para educação?

O construtivismo vem reforçar a realidade de que nosso ambiente sócio-cultural é o instrumental pelo qual se despertam os processos internos do indivíduo. A habilidade de estar entre aquilo que o indivíduo sabe e o que existe para aprender é a chave para o desenvolvimento. O reconhecimento de um processo contínuo permite construir a partir de algo já estabelecido, mas acima de tudo reconhecer que sempre há algo novo e dinâmico a ser integrado. Isto nos faz pensar também sobre o conteúdo que envolve cada etapa da vida de uma pessoa, o que seria essencial nos segmentos do ciclo da vida. Qual seria a base correta para cada nova etapa? Que características devem configurar o meio educacional?

Considerando a partir da Psicanálise que aprender depende da razão que motiva a busca de conhecimento e este ato de aprender depende essencialmente de uma relação com outra pessoa, nos perguntamos sobre aquilo pelo que as pessoas se sentem motivadas a buscar o conhecimento e quem são os que estão lhe oferecendo respostas para as curiosidades.

Se pensarmos em um grupo específico, por exemplo os jovens, poderemos identificar caminhos e ao mesmo tempo descaminhos pelos quais a educação é escrita. O prazer, as influências e a razão motivacional podem revelar preocupações em relação ao futuro, ou ainda, apontar respostas para efetivar aquilo que de fato é importante.

Ederson Malheiros Menezes

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